ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Em Dia Nacional de Luta da categoria, bancários protestam em agências

Priscilla Peres | 15/09/2014 13:04

Bancários de Dourados - distante 233 km de Campo Grande, fizeram hoje o Dia Nacional de Luta. A manifestação aconteceu em três agências e contou com panfletagem, faixas e carro de som, denunciando os altos lucros do setor financeiro.

De acordo com o Sindicato Regional dos Bancários, cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica) lucraram juntos, apenas no 1º semestre deste ano, R$ 28,5 bilhões, o que contrasta com as "péssimas condições de trabalho, baixos salários e as demissões de trabalhadores".

Após às 11 horas os diretores do Sindicato percorreram todas as agências bancárias da cidade, conversando com os trabalhadores e mobilizando a categoria para os próximos passos da campanha, que pode ser até mesmo a greve por tempo indeterminado.

A categoria está em período de negociação salarial e aguarda uma contra proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sobre as reivindicações, que vão desde reajuste anual de 12,5% e mais segurança nas agências. Já foram realizadas quatro rodadas e negociação e o sindicato espera uma resposta da Fenaban, marcada para o dia 19 de setembro.

Negociação - O Dia Nacional de Luta foi uma deliberação da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida de 25 a 27 de julho, em Atibaia (SP), buscando combater as demissões, a rotatividade, os projetos de terceirização, as metas abusivas e o assédio moral, a insegurança e as discriminações nos bancos.

A mobilização antecede as novas negociações com os bancos. O Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, fará na terça-feira (16) e na quarta-feira (17) mais duas rodadas com a Fenaban para discutir as questões pendentes das quatro jornadas de discussões realizadas até agora.

Nos siga no Google Notícias