A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

26/09/2017 12:36

Estado vai rever incentivo da Eldorado para equilibar setor, diz Reinaldo

Segundo o governador, a intenção é fazer um novo acordo, mas igual ao que já é aplicado com outras empresas do setor

Mayara Bueno
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB.
(Foto: Mayara Bueno).Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB. (Foto: Mayara Bueno).

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que vai cancelar o incentivo fiscal concedido para a Eldorado, fábrica de celulose instalada em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande.

A medida, confirmada nesta terça-feira, dia 26, visa equilibrar a cadeia produtiva do setor, conforme o governador. "Não dava para continuar com o incentivo que a Eldorado tem, porque a Fíbria não tem". Esta última empresa é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto, também instalada em Três Lagoas.

Para Azambuja, o governo precisa aplicar "isonomia no tratamento", o mesmo que foi feito com o setor de frigorífico. "A JF tem o mesmo incentivo que outros 27 têm. Não podemos dar um incentivo diferenciado, até pela questão da competitividade".

Contudo, o Estado já estuda juridicamente outro acordo com a Eldorado, depois que o cancelamento da atual ajuda fiscal for oficializada. "Assim que a publicação sair, nós vamos comunicar os novos sócios e analisar como vai ser".

Ele se refere à companhia indonésia Paper Excellence, que tornou-se acionista majoritária da fábrica de celulose. Na segunda-feira, ela repassou R$ 1,006 bilhão aos donos da planta sul-mato-grossense e recebeu 13% dos ativos.

Revisões - O secretário da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Márcio Monteiro, afirmou que o governo está revendo os Tares (Termos de Acordo de Regime Especial) concendidos a todas as empresas em MS. 

A intenção, conforme o titular, não é cancelar, necessariamente. Mas, sim, analisar se há diferenças e irregularidades e, se for o caso, anular ou rever os benefícios. 

Paper Excellence: compra da Eldorado deve ser finalizada em até 12 meses
Com a conclusão nesta segunda-feira, 25, da compra de participação equivalente a 13% do capital da Eldorado, a Paper Excellence estima que a operação...
Idoso é flagrado colocando fogo em floresta de eucalipto da Eldorado
Osvaldo Neri da Silva, 63, foi preso depois de ser flagrado colocando fogo em floresta de eucalipto da empresa Eldorado Celulose. O flagrante acontec...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions