ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Estado vai rever incentivo da Eldorado para equilibar setor, diz Reinaldo

Segundo o governador, a intenção é fazer um novo acordo, mas igual ao que já é aplicado com outras empresas do setor

Mayara Bueno | 26/09/2017 12:36
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB.
(Foto: Mayara Bueno).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB. (Foto: Mayara Bueno).

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que vai cancelar o incentivo fiscal concedido para a Eldorado, fábrica de celulose instalada em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande.

A medida, confirmada nesta terça-feira, dia 26, visa equilibrar a cadeia produtiva do setor, conforme o governador. "Não dava para continuar com o incentivo que a Eldorado tem, porque a Fíbria não tem". Esta última empresa é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto, também instalada em Três Lagoas.

Para Azambuja, o governo precisa aplicar "isonomia no tratamento", o mesmo que foi feito com o setor de frigorífico. "A JF tem o mesmo incentivo que outros 27 têm. Não podemos dar um incentivo diferenciado, até pela questão da competitividade".

Contudo, o Estado já estuda juridicamente outro acordo com a Eldorado, depois que o cancelamento da atual ajuda fiscal for oficializada. "Assim que a publicação sair, nós vamos comunicar os novos sócios e analisar como vai ser".

Ele se refere à companhia indonésia Paper Excellence, que tornou-se acionista majoritária da fábrica de celulose. Na segunda-feira, ela repassou R$ 1,006 bilhão aos donos da planta sul-mato-grossense e recebeu 13% dos ativos.

Revisões - O secretário da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Márcio Monteiro, afirmou que o governo está revendo os Tares (Termos de Acordo de Regime Especial) concendidos a todas as empresas em MS. 

A intenção, conforme o titular, não é cancelar, necessariamente. Mas, sim, analisar se há diferenças e irregularidades e, se for o caso, anular ou rever os benefícios. 

Nos siga no Google Notícias