ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Para quem tem deficiência, até chegar a feirão de emprego é difícil

Esta é a segunda edição e teve atendimento especializado, orientações e intermediação de contratação

Por Clara Farias | 19/09/2025 15:10
Para quem tem deficiência, até chegar a feirão de emprego é difícil
Samuel Ferreira de Souza foi até o Bioparque para entender como Feirão estava acontecendo (Foto: Paulo Francis)

Entre os participantes do feirão de empregos realizado nesta sexta-feira (19), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, Samuel Ferreira de Souza, 52 anos, não falava só por si. Portador de deficiência auditiva, entrevistado com apoio de intérprete do Bioparque, ele lembrou o quanto a comunidade Pcd enfrenta barreiras frequentes para acessar vagas, a começar pelo deslocamento.  “Alguns não conseguiram vir hoje, mas vou ver se pode ser feito por videochamada. Sou muito procurado por estudantes e colegas que pedem esse suporte ", diz Samuel.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Feirão de empregos para pessoas com deficiência oferta 200 vagas em Campo Grande. O evento, promovido pela Funtrab em parceria com a Secretaria de Cidadania e a Subsecretaria de Pessoas com Deficiência, aconteceu no Bioparque Pantanal. A iniciativa visa promover a inclusão no mercado de trabalho e aproximar empresas e candidatos. Além da oferta de vagas, o feirão ofereceu serviços como cadastro, análise de currículos e laudos médicos, além de atendimento psicossocial, intérpretes de Libras e orientações do INSS. O objetivo é ir além do cumprimento da lei de cotas, incentivando a contratação de pessoas com deficiência por seu potencial e contribuição. Candidatos que não puderam comparecer podem procurar a Funtrab para acessar as vagas disponíveis.

E esse é só o começo, porque na hora da entrevista ainda surge o problema da formação. "Às vezes, a vaga oferecida não combina com a formação da pessoa e ela desiste. Precisamos pensar nisso também”, disse sobre a necessidade um acompanhamento mais próximo, com encaminhamento a treinamentos.

O evento reuniu 18 empresas e ofertou 200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A ação foi promovida pela Funtrab (Fundação do Trabalho), das 9h às 15h, em parceria com a Secretaria de Cidadania do Estado e a Subsecretaria de Pessoas com Deficiência.

Para quem tem deficiência, até chegar a feirão de emprego é difícil
Atendimento psicossocial da Funtrab (Foto: Paulo Francis)
Para quem tem deficiência, até chegar a feirão de emprego é difícil
Empresas posicionadas para atendimento ao público (Foto: Paulo Francis)

De acordo com o diretor de empregos da Funtrab, Luís Eduardo Ferreira Rocha, esta foi a segunda edição da iniciativa, que integra a campanha nacional de conscientização sobre inclusão no mercado de trabalho. No momento em que o Campo Grande News esteve no local, o balanço indicava que aproximadamente 40 candidatos já haviam passado por atendimento.

“Essas ações acontecem em todo o país durante setembro, mas a intermediação de vagas para pessoas com deficiência é permanente. O feirão dá visibilidade, aproxima empresas e candidatos e mostra que esse público pode e deve estar incluído”, destacou o diretor.

Durante o atendimento, candidatos puderam se cadastrar, apresentar currículo e laudo médico atualizado, além de passar pela equipe psicossocial da Funtrab. O evento também contou com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e orientações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Para o diretor, a proposta vai além da exigência legal de cotas. “A ideia não é que a empresa contrate apenas para cumprir a lei. Queremos que haja aproximação real, sem capacitismo, para mostrar que a pessoa com deficiência tem potencial e pode contribuir”, reforçou.

Quem não conseguiu comparecer ao feirão pode procurar a Funtrab, que mantém as vagas disponíveis em atendimento regular ao longo do ano.

Para quem tem deficiência, até chegar a feirão de emprego é difícil
Samuel Ferreira de Souza, em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.