A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/05/2012 10:43

Gasolina a R$ 1,62 gera fila e tumulto no Dia Sem Imposto na Capital

Fabiano Arruda e Elverson Cardozo
Homem conversa com PM, que monitora movimento em posto de combustíveis no Dia Sem Imposto. Fila começou às 4h30. (Foto: Elverson Cardozo)Homem conversa com PM, que monitora movimento em posto de combustíveis no Dia Sem Imposto. Fila começou às 4h30. (Foto: Elverson Cardozo)

A oportunidade de abastecer o carro com gasolina ao preço de R$ 1,62 por litro provocou muita fila e tumulto em dois postos de combustíveis de Campo Grande, que fazem parte da campanha Dia Sem Imposto, promovida pela Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários) como crítica à alta carga tributária brasileira.

Acostumados a pagar quase R$ 3, mais de 400 pessoas movimentaram posto de combustíveis que fica na avenida Mato Grosso, esquina com a Rua Espírito Santo.

Policiais militares estão no local desde às 8 horas para evitar maiores transtornos, já que a fila não para de aumentar. Além disso a movimentação intensa atrai olhares de muitos curiosos que passam pela avenida.

A fila se estende na rua lateral ao estabelecimento e o primeiro consumidor chegou às 4h30. Foi o auxiliar de cargas e descargas Ricardo Sassai. Ele conta que, como trabalha no período noturno, saiu do trabalho e foi direto ao posto de combustíveis aproveitar a queda no preço.

“O valor está menor porque a carga de impostos é muito alta”, afirmou.

Perto das 10 horas desta manhã, a distribuição de 150 senhas ainda não havia sido iniciada e os consumidores reclamavam da falta de organização. Ainda mais porque idosos chegavam para participar do movimento, exigiam preferência e muitos que já estavam por lá não concordavam.

Artur César Farias de Castro, 70 anos, conta que mora nas proximidades do posto de combustíveis e soube da campanha pelo jornal. No entanto, estava insatisfeito com a organização, pois chegou ao local ás 6h30.

“Sou idoso e as pessoas têm que ter educação”, criticou, defendendo que mais estabelecimentos participassem da campanha com gasolina mais barata.

Já a enfermeira Lina Oliveira Ribeiro, 52 anos, conta que está com a senha 140 e não se importa com a fila para economizar ao abastecer seu veículo.

Rua lateral a posto de combustíveis na avenida Mato Grosso tem fila; consumidores reclamam de falta de organização. (Foto: Elverson Cardozo)Rua lateral a posto de combustíveis na avenida Mato Grosso tem fila; consumidores reclamam de falta de organização. (Foto: Elverson Cardozo)

Silvana Teixeira Matos, 35 anos, confessa que estava passando pela Mato Grosso e resolveu parar o carro e participar da campanha. “Vou encarar”, avisou.

O estudante Fabiano Pereira, 25 anos, por sua vez, conta que soube do Dia Sem Imposto pelas redes sociais. Garantiu que, mesmo com a enorme fila, valia a pena o esforço por conta do preço muito mais baixo que o comum.

O coordenador do Conselho de Jovens de Campo Grande, Edson Fanaia, 26 anos, admitiu que muitas pessoas que estão no posto vão ficar de fora por conta do número limitado de senhas. Serão 5 mil litros de combustíveis disponibilizados ao preço de R$ 1,62.

A mesma quantidade será a carga adotada pelo outro posto que participa da campanha, que fica no cruzamento das ruas Dom Aquino e Rui Barbosa. As filas também se formam no local e se estendem pelas vias.

Por lá a movimentação de clientes começou às 5 horas, mas a distribuição de senhas para 140 carros e 50 motos foi iniciada logo cedo. Embora avisados de que as senhas já foram distribuídas, muitas pessoas estão no local na expectativa de ocupar o lugar em caso de algum consumidor que recebeu o bilhete desista.

Integrante do Conselho de Jovens, Marcos Silva, 26 anos, comentou que muitos estão vendo a ação como promoção. Ele pede para que seja esclarecido que se trata de uma campanha de conscientização do Dia Sem Imposto.

“Este seria o reflexo se o Congresso aprovasse a Reforma Tributária”, pontuou, mencionando que o litro da gasolina a R$ 1,62 seria comum. “O Governo Federal gasta muito e gasta mal e por isso aumenta muito a carga tributária”, complementa.

Além dos dois postos de combustíveis, participam do Dia Sem Imposto em Campo Grande nesta sexta a empresa Ana Gás (avenida Júlio de Castilho 3330, Salgado Filho número 2595 e loja da Mascarenhas de Moraes), que comercializa gás de cozinha; Subway da avenida Mato Grosso, Lalai e Firulas Café do Shopping Campo Grande.



O "DIA sem imposto" o próprio nome diz: DIA o dia tem 24hs....isso realmente como disse o colega abaixo, foi SORTEIO.
 
Leticia Nogueira em 25/05/2012 12:49:07
Se alguem esqueceu eu vou lebrar a todos, que esse preço alto foi um aumento autorizado em agosto do ultimo ano de Governo do ex-presidente F.H.Cardoso. Quem tiver dúvida pesquise, foi repassado direto ao consumidor. Neese tempo 1 dólar custava R$.4,27 centavos e os juros era de 27%. Mas, MS sempre votou para eles, maioria.
 
luiz alves em 25/05/2012 12:36:36
Gente, pra que tanto tumulto ... la perto da minha casa (Av. Guaicurus e Av. Ana Luiza de Souza) está R$2,59 c/ o tal imposto!!!!
 
Mimi Fernandes em 25/05/2012 12:31:17
Dia sem imposto uma ova! o povo ainda não se deu conta que estão fazendo isso agora so pra nós consumidores aceitarmos calados esses aumentos abusivos que temos .
acho que deveriamos boicotar esse dia sem impostos e que niguem deveria consumir nos estabelicimentos que participão deste desrreipeito ao consumidor pois todos tem direitos iguais porque somente 150
 
francisco moreira em 25/05/2012 12:29:50
Se é o dia sem imposto por que é que ja acabou a gasolina?
Eu fui até esse posto da foto que fica na Av. Mato Grosso agora na parte da manhã e fiquei sem a gasolina a 1,62, se eu quizesse abastecer teria que pagar 2,80/L.
Se for dessa forma forma deveria ser os primeiros 5000 litros sem imposto, porque foi isso que me disseram no posto, que soh disponibilizaram 5000 litros para o "dia sem imposto"
 
Ricardo Balta Bortoliero em 25/05/2012 12:10:18
Isso não é Dia Sem Imposto. Isso é sorteio. São 10.000 litros dividos em 5.000 para 2 postos na capital e 25 litros por carro o que dá R$40,00, isso? Então chegamos a conclusão que somente 400 pessoas pagam imposto em Campo Grande. Ainda foram disponibilizadas 150 senhas em um posto. E as outras 50? Já tinham donos que não precisariam enfrentar a fila? Fica a minha indignação.Tb pago impostos.
 
hilsen farell em 25/05/2012 11:44:58
Dia sem imposto??? Realmente deve ser dia, dia de ficar o dia inteiro na fila. As pessoas acham que realmente compensa ficar a manhã inteira esperando pra abastecer o limite máximo de R$40,00. O preço é bem em conta, mas acho que para uma cidade tão grande como a nossa outros estabelecimentos deveriam participar e ser realmente o dia inteiro e não 1 hora como estão fazendo.
 
Tiago Henrique em 25/05/2012 11:43:35
Como que é? idoso querendo exigir preferência em fila de promoção de combustível? É um absurdo e um abuso mesmo do direito que tem. Povo sem noção, quer extrapolar o direito concedido em lei. Daqui a pouco chegam os demais grupos exigindo suas cotas na fila também.
 
Rafael Santos em 25/05/2012 11:37:20
Uma palhaçada isso aí, já que é pra ter um dia sem imposto, deveria ser o dia todo e em todos os postos da cidade, assim não haveria tumulto!
 
Suellen Kemp em 25/05/2012 11:35:50
Alguém já fez as contas pra ver quanto vai economizar ficando a manhã toda na fila pra pegar a senha e depois ficar na fila novamente pra abastecer? Pois aí vai: O máximo que pode abastecer nesta "campanha" é R$ 25,00 ou seja, a R$1,62 o litro, que dá aproximadamente 15 litros. Se eu abastecer 15 litros a R$ 2,80 vou gastar R$42,00. Será que vale a pena gente???
 
Cassiano Jorge em 25/05/2012 11:31:52
A imbecilidade do povo Campo Grandense me enoja. Um cidadão chegou a citar que o "dono do posto deve estar ganhando com isso". Saiba meu caro que eu ajudei a organizar e o tal "dono do posto" tomou um pau de R$ 6.100,00 nessa brincadeira.... o Dia da Liberdade de impostos foi feito para a população saber o quanto vai para o bolso do Governo e mesmo assim continua morrendo gente em hospitais....
 
Mayko Franceschi em 25/05/2012 04:53:57
Meus deus do céu, não acredito que estou lendo estas coisas nos cometários, os empresarios e organizadores perdem tempo e dinheiro organizando um protesto e ao invés do povo se revoltar contra o governo que cobra impostos altissimos eles se revoltam contra os organizadores. Acorda povo brasileiro, abram os olhos, foi um protesto simbólico e não um dia de promoção . Absurdo isso
 
Djavan Loureiro em 25/05/2012 04:48:04
santa ignorancia. eita povo ignorante. o dia sem imposto é uma critica por impostos tao altos. quem esta levando prejuizo sao os postos pois eles nao deixam de pagar estes impostos que nao estao cobrando. e ainda querem que os postos trabalham o dia todo no prejuizo. santa ignorancia...
 
martins rodrigues em 25/05/2012 02:15:17
EU ACHO ISSO UMA PALHAÇA COM O CONSUMIDOR,ISSO TINHA Q SER EM TODOS OS POSTOS DE GASOLINA DA CAPITAL E OUTRA DURANTE TODO O DIA SEM HORARIO E SEM ESSE NEGOCIO DE SENHA,ISSO É UMA VERGONHA FICO INDIGNADA COM ESSAS COISAS.
 
THAIS ALANA DE ARAUJO DOS SANTOS em 25/05/2012 01:46:23
Teria que ter novamente outro protesto igual aquele do ano passado!
Imaginem quanto estaríamos pagando na gasolina se não tivesse aquele protesto!
 
Alexandre Moraes em 25/05/2012 01:40:56
Desde o início ficou claro que isto iria acontecer, além do horário reduzido, tambem só poderia abastecer no máximo R$40,00?! Nem saí da minha casa...gastaria o valor economizado indo até o posto, além de q tempo é dinheiro...ficar parado meio dia na fila...sai fora!
 
LUCI FERREIRA em 25/05/2012 01:34:53
O dia sem imposto e a gasolina aqui do estado ainda é a mais cara, voce ve nos outros estados 1.266, 1.267 e aqui em campo grande 1.62. qual o verdadeiro valor da gasolina, se falam que aqui no estado é mais caro por causa do imposto..................o dono do posto ta é ganhando emcima desse dia sem imposto.......