ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Governo corta patrocínios para cumprir meta de acordo com Tesouro

Marta Ferreira e Ítalo Milhomem | 28/04/2011 09:11

O governo de Mato Grosso do Sul suspendeu patrocínios e auxílios financeiros a “eventos e ações não governamentais”, conforme decreto publicado hoje no Diário Oficial. O corte de despesas nesta área, segundo a justificativa que consta da medida, é para que o estado consiga cumprir as metas do PAF (Programa de Ajuste Fiscal) firmado com a Secretaria do Tesouro Nacional, como parte da renegociação das dívidas do Estado com a União feita em 1997.

Ao justificar a suspensão dos patrocínios, o governo diz que se não adotar medidas do tipo, corre o risco de ter bloqueados recursos da União, por não cumprir as metas estabelecidas no acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, que recomendou cortes de despesas para que o programa seja cumprido.

O cenário descrito pelo decreto é preocupante. Segundo o texto, existe a “possibilidade real e factível de prejuízos para o Governo do Estado em consequência do bloqueio de repasses de recursos federais e a imposição de multas relevantemente vultosas para as finanças estaduais”.

O texto informa que a avaliação preliminar da Secretaria do Tesouro Nacional projeta o não cumprimento de pelo menos 3 metas ajustadas para 2011, “em decorrência da previsão de arrecadação e da evolução da despesa”.

Além da suspensão de repasses federais, o não cumprimento das metas pode ocasionar multas ao Governo do Estado.

Motivo-O decreto atribui as dificuldades de cumprimento do acordo com o Tesouro Nacional em parte às perdas da agricultura e da pecuária ocasionadas pelas excessivas chuvas ocorridas em março, que já resultadam em perdas na receita de ICMS, após um primeiro bimestre de aumento na receita.

O tamanho dessa perda ainda não foi dimensionado, mas já havia sido previsto pelo governador André Puccinelli, para quem 2011 seria, a partir das perdas no campo, um ano de “vacas magras”.

A suspensão dos patrocínios e auxílios financeiros por parte do governo do Estado atinge órgãos e entidades da administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Executivo.

Nos siga no Google Notícias