ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Governo modifica regras para pagamento de precatórios em acordos

O desconto sobre o valor da dívida será definido em relação ao ano do orçamento

Leonardo Rocha | 22/10/2020 10:40
Sede da Procuradoria-Geral do Estado, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação - PGE)
Sede da Procuradoria-Geral do Estado, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação - PGE)

O governo estadual publicou decreto sobre mudanças na forma de pagamento dos precatórios, em acordos que serão firmados com credores. Antes para definir os descontos (pagamento) era levado em conta o valor das dívidas, agora vai depender do ano do orçamento em que ela foi feita.

Segundo a assessoria da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), o decreto publicado hoje (22), no Diário Oficial do Estado, anuncia as regras de como será o próximo edital de pagamento dos precatórios, que em breve estará disponível, com todos os detalhes.

No novo modelo quem tiver créditos a receber em relação aos orçamentos de 2012 e 2013 e quiser fazer acordo com o governo, o valor terá redução de 5%, já referente a 2014 sobe para 10% (desconto), seguindo em 15% (2015), 20% (2016), 25% (2017), 30% (2018), 35% (2019) e 40% em 202º em diante.

Antes o desconto no valor que o governo pagaria aos credores, era de acordo com o tamanho da dívida, com percentuais de 5% a 40%. No edital que ainda será lançado ainda será descrito a forma onde serão apresentados o requerimento de acordo e declaração de concordância com os percentuais descritos no decreto.

O governo destaca que o tribunal de origem do precatório vai promover auditoria dos cálculos, aplicando a redução (valor) e calculando as devidas “retenções tributárias” e “previdenciárias”, assim como penhoras e seções de créditos.

O acordo direto só será admitido sobre a totalidade do valor do precatório de cada credor. “Se os valores das propostas forem superiores ao valor disponível para a celebração dos acordos, os credores serão atendidos conforme a ordem cronológica de inscrição no orçamento”.

Nos siga no Google Notícias