A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

19/02/2010 17:57

Horário de Verão termina com economia de apenas 0,5%

Redação

Em vigor há 4 meses, o horário de verão acaba para os sul-mato-grossenses à 0h do próximo domingo, assim como para moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal.

Ao acordar no dia 21, será preciso atrasar os relógios em 1 hora.

Apesar da mudança considerável na rotina de quem teve de adiantar os relógios em outubro, ao inicio do horário de verão, a analise do grupo Rede, controlador da Enersul, é de economia em 2010 foi pouco representativa em Mato Grosso do Sul, apenas 0,5 %,.

Os 126 dias de luminosidade natural até por volta das 20h teve como resultado apenas redução equivalente a um mês de abastecimento de uma cidade como Sidrolândia, onde vivem pouco mais de 38 mil habitantes.

No entanto, a justificativa para a continuidade das edições do horário especial é de que em momentos de pico o consumo baixa consideravelmente, o que impede problemas como queda de energia por sobrecarga do sistema.

"Na região Sudeste / Centro Oeste a redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, deverá ser de 4,5%, equivalente à demanda no horário de ponta da cidade de Ponta Porã", prevê a Enersul, dois dias antes do fim do horário de verão.

A mudança agora ocorrerá todos os anos no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro.

Dólar fecha em queda, cotado a R$ 3,71, de olho no cenário eleitoral
O dólar fechou a sexta-feira (19) em queda com o mercado ainda acompanhando o cenário eleitoral. A moeda caiu 0,26%, vendida a R$ 3,7125. Na semana, ...
Preço da gasolina cai 2% nas refinarias a partir de amanhã
A Petrobras anunciou hoje (19), em sua página na internet, que o preço do litro da gasolina ficará 2% mais barato em média nas refinarias de todo o p...
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro. A taxa é inferior ao 1...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions