ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Horário de Verão termina com economia de apenas 0,5%

Redação | 19/02/2010 17:57

Em vigor há 4 meses, o horário de verão acaba para os sul-mato-grossenses à 0h do próximo domingo, assim como para moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal.

Ao acordar no dia 21, será preciso atrasar os relógios em 1 hora.

Apesar da mudança considerável na rotina de quem teve de adiantar os relógios em outubro, ao inicio do horário de verão, a analise do grupo Rede, controlador da Enersul, é de economia em 2010 foi pouco representativa em Mato Grosso do Sul, apenas 0,5 %,.

Os 126 dias de luminosidade natural até por volta das 20h teve como resultado apenas redução equivalente a um mês de abastecimento de uma cidade como Sidrolândia, onde vivem pouco mais de 38 mil habitantes.

No entanto, a justificativa para a continuidade das edições do horário especial é de que em momentos de pico o consumo baixa consideravelmente, o que impede problemas como queda de energia por sobrecarga do sistema.

"Na região Sudeste / Centro Oeste a redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, deverá ser de 4,5%, equivalente à demanda no horário de ponta da cidade de Ponta Porã", prevê a Enersul, dois dias antes do fim do horário de verão.

A mudança agora ocorrerá todos os anos no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias