A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/02/2011 10:33

Índice que reajuste o aluguel ficou em 1% em fevereiro

Vinicius Konchinski, da Agência Brasil

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IGP-M) foi de 1% em fevereiro. O índice usado como referência para a correção de grande parte dos aluguéis de imóveis foi divulgado hoje (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

A taxa de fevereiro foi medida de 21 de janeiro ao dia 20 deste mês. Ela é 0,21 ponto percentual maior do que a registrada em janeiro deste ano (0,79%).

A alta foi puxada, principalmente, pelos produtos incluídos no IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), um dos três índices que compõem o IGP-M. Em fevereiro, o IPA variou 1,20%. Isso é 0,44 ponto percentual a mais do que ele havia variado em janeiro (0,76%).

Dentro do IPA, as matérias-primas foram as que mais subiram no mês. O aumento foi de 2,97% ante o 1,50% verificado no mês passado. Destaque para o milho em grãos, que subiu 9,84%, e para o algodão em caroço, que aumentou 18,40% no período.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), outro componente do IGP-M, também subiu em relação à taxa do mês passado, porém bem menos que o IPA. Em fevereiro, o INCC foi de 0,39%. A taxa é 0,02 ponto percentual maior do que a verificada em janeiro (0,37%).

Em compensação, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) caiu na comparação com janeiro. Neste mês, o IPC foi de 0,67%. Já em janeiro, foi 0,41 ponto percentual mais alto, fechando em 1,08%.

A desaceleração no aumento dos preço dos alimentos foi a maior responsável pela redução. Em fevereiro, eles subiram 0,24%. Em janeiro, haviam subido 1,47%.

Nos dois primeiros meses do ano, o IGP-M acumula variação de 1,80%. Já nos últimos 12 meses, a taxa é de 11,30%.

Prorrogado prazo para usar FGTS em prestações atrasadas de crédito imobiliário
O prazo para os trabalhadores usarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar parcelas atrasadas do financiamento habitacional foi p...
Dólar fecha perto de R$ 3,33, maior valor em cinco meses
Num dia de tensões no mercado de câmbio, a moeda norte-americana fechou no maior valor em quase seis meses. O dólar comercial encerrou esta terça-fei...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions