ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Lojas do comércio na área central abrem até as 20 horas a partir do dia 2

Funcionamento do varejo no final de ano vai até o dia 31 dezembro com horário especial aos sábados e domingos

Rosana Siqueira | 22/11/2019 16:34
Movimento de consumidores deve intensificar no mês de dezembro (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento de consumidores deve intensificar no mês de dezembro (Foto: Henrique Kawaminami)

Os consumidores que quiserem fazer suas compras mais tarde para o Natal curtindo o visual novo da 14 de Julho poderão fazê-lo a partir de dezembro. A Fecomércio definiu hoje o horário e funcionamento do comércio para o mês de dezembro. De 02 a 07 (segunda a sábado) as lojas poderão abrir até às 20 h. De 09 a 23 (segunda a sábado) até às 22 h.

Nos domingos dias 08, 15 e 22, o funcionamento ocorrerá das 9 às 18 h. Por força da Convenção Coletiva de Trabalho, será facultada a abertura das 6 às 22 h, com restrição de funcionamento aos domingos e nos dias 24 e 31.

A exceção vale apenas para os shoppings que terão horários diferenciados, limitados, entretanto à jornada entre 6 e 22 h.

As jornadas não poderão ultrapassar a 8 horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, permitindo-se a prorrogação de até duas horas diárias, lembrando que o limite legal é de 44 horas. As demais figurarão como extras ou extraordinárias (as horas extraordinárias, além das 2 horas permitidas, são passíveis de multa pela fiscalização do trabalho).

Os intervalos para almoço ou jantar são de, no mínimo, de uma e no máximo de duas horas, a redução no mínimo e a prorrogação do máximo são computadas como extras. O intervalo entre as jornadas é de mínimo de 11 horas. O trabalhador tem direito de 24 horas semanais para descanso (inciso XV do artigo 7º da Constituição Federal).

Por força da convenção coletiva de trabalho, será facultado a abertura das 6 as 22 h, com restrição de funcionamento aos domingos e nos dias 24 e 31.

O comércio ainda vai funcionar no dia 24 até às 18 h e 31 até às 16 horas, com exceção aos estabelecimentos localizados nos Shoppings e Centros Comerciais localizados nos hipercenters, que prorrogarão no dia 24 das 09 h as 19 horas e no dia 31 das 09 h. as 18 h.

Nos siga no Google Notícias