ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 34º

Economia

Mato Grosso do Sul tem maior retração do setor de serviços no país em setembro

Levantamento do IBGE aponta recuo de 7,4%, segunda queda consecutiva no Estado

Por Ketlen Gomes | 12/11/2025 13:54
Mato Grosso do Sul tem maior retração do setor de serviços no país em setembro
Transporte aéreo é um dos tipos de serviços que entram na análise do IBGE. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquanto o setor de serviços nacional manteve trajetória de crescimento, Mato Grosso do Sul registrou, em setembro, a maior queda entre todas as unidades da federação. Segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de serviços prestados no Estado recuou 7,4% em relação a agosto, segunda retração consecutiva, após queda de 1,1% no mês anterior.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O setor de serviços de Mato Grosso do Sul registrou queda de 7,4% em setembro, a maior retração entre todas as unidades da federação, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Esta foi a segunda queda consecutiva do Estado, após recuo de 1,1% em agosto.Apesar do desempenho negativo mensal, o Estado mantém resultados positivos em períodos mais longos, com alta acumulada de 5,3% no ano e 2,3% nos últimos 12 meses. Em contraste, o setor de serviços nacional cresceu 0,6% em setembro, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo.

Enquanto o índice nacional manteve estabilidade, com pequenas variações positivas desde janeiro, Mato Grosso do Sul apresentou oscilações mais acentuadas e, em setembro, despencou para o nível mais baixo do período analisado. Apesar da queda mensal, o Estado ainda apresenta desempenho positivo em prazos mais longos: o volume de serviços acumula alta de 5,3% no ano e 2,3% nos últimos 12 meses.

Mato Grosso do Sul tem maior retração do setor de serviços no país em setembro

No país, o setor de serviços avançou 0,6% em setembro, na comparação com agosto, registrando o oitavo resultado positivo seguido e acumulando alta de 3,3% no período. O volume de serviços está 19,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renovou, no mês, o patamar recorde da série histórica. Essa sequência de oito altas mensais empata, em duração, com o ciclo de crescimento observado entre fevereiro e setembro de 2022, quando o setor acumulou avanço de 5,6%.

Frente a setembro de 2023, o volume nacional cresceu 4,1%, completando 18 meses consecutivos de taxas positivas. O acumulado do ano chegou a 2,8% e, em 12 meses, houve alta de 3,1%, mantendo o ritmo frente ao resultado de agosto.

Regionalmente, 15 das 27 unidades da federação registraram crescimento em setembro. Os principais impactos positivos vieram de São Paulo (1,1%), Distrito Federal (8,3%), Rio Grande do Sul (2,8%), Minas Gerais (1,5%), Rio de Janeiro (0,8%) e Bahia (3,3%). Em contrapartida, Mato Grosso do Sul (-7,4%), Paraná (-1,4%), Santa Catarina (-1,2%), Ceará (-1,4%) e Piauí (-6,1%) exerceram as influências negativas mais intensas do mês.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.