ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Ministério autoriza concessão de trecho para Ferroeste em Mato Grosso do Sul

Nova Ferroeste terá 1,3 mil quilômetros, passando por Maracaju e Dourados até chegar a Paranaguá

Adriel Mattos | 22/12/2021 14:11
Trecho da Ferroeste, entre a Serra do Mar e o centro-sul do Paraná. (Foto: Agência Paraná)
Trecho da Ferroeste, entre a Serra do Mar e o centro-sul do Paraná. (Foto: Agência Paraná)

O Ministério da Infraestrutura formalizou a autorização ferroviária da Estrada de Ferro EF-483, trecho de 76 quilômetros entre Dourados e Maracaju, para a empresa Estrada de Ferro Paraná Oeste, a Ferroeste. A deliberação foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União.

O requerimento havia sido feito em setembro pela Ferroeste. Agora, o próximo passo é licitar a construção da ferrovia.

A Nova Ferroeste se estenderá por 1,3 mil quilômetros, de Maracaju a Dourados. A partir daí, a ferrovia corta o Paraná, passando por Guaíra, Cascavel, Guarapuava até o porto de Paranaguá. O investimento de aproximadamente R$ 10 bilhões será privado, concedido para exploração por meio de leilão a ser realizado já no próximo ano.

Boa parte da ferrovia já está implantada, restando o trecho 1, entre Guarapuava ao porto de Paranaguá, com 400 quilômetros de extensão, que desce a Serra do Mar Paranaense em paralelo à BR-277. A concessão desse trecho será estadual. O trecho 2 prevê a extensão de um ramal de Cascavel (PR) a Maracaju com a implantação de 350 quilômetros de ferrovias.

A concessão se dará pelo regime de autorização, que já vem sendo praticado no país com embasamento em Medida Provisória e terá a chancela de lei já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. Essa lei cria outra possibilidade de investimento muito interessante para Mato Grosso do Sul, na Ferrovia Malha Oeste, a principal estrada de ferro que corta o Estado de leste a oeste e está em condições precárias.

O Governo do Estado criou o GT (Grupo Técnico) das Ferrovias para acompanhar os processos da Ferroeste, Ferronorte e também da Malha Oeste, e agora se debruça também sobre as tratativas envolvendo esses ramais em negociação através do regime de autorização.

Nos siga no Google Notícias