A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

12/09/2011 19:15

MS contraria queda de investimentos em obras públicas no País

Fabiano Arruda

Reportagem da Folha de São Paulo aponta queda generalizada de investimentos na maioria dos Estados

Governador ressalta equilíbrio nas contas públicas como determinante na manutenção dos investimentos. (Foto: Pedro Peralta)Governador ressalta "equilíbrio nas contas públicas" como determinante na manutenção dos investimentos. (Foto: Pedro Peralta)

Mato Grosso do Sul foi dos poucos estados no País que mantiveram alta no volume de recursos aplicados em obras públicas entre 2010 e este ano.

A informação foi publicada em reportagem da Folha de São Paulo desta segunda-feira, que aponta também Mato Grosso e Pernambuco na mesma situação.

No restante do País, a queda dos investimentos despencou de forma generalizada nos governos estaduais e caiu também entre as estatais federais, diz a reportagem.

Segundo dados divulgados nas últimas semanas por 22 dos 26 Estados, os valores investidos no primeiro semestre caíram de R$ 13,6 bilhões, em 2010, para R$ 8,4 bilhões neste ano.

Além de contrariar o cenário visto em outras federações, o Estado manteve os investimentos mesmo com a orientação do Tesouro Nacional para que o governo freasse o ritmo dos gastos, sob risco de não cumprir as metas impostas pelo Programa de Ajuste Fiscal, firmado em 1997 quando foi renegociada a dívida estadual.

Questionado nesta segunda-feira sobre a constatação, o governador André Puccinelli disse que os números são frutos de “muito trabalho” e “equilíbrio nas contas públicas”, no entanto, ele não tinha no momento dados sobre o volume de recursos do ano passado e deste ano em obras públicas no Estado. O governador fez o rápido comentário sobre a performance de MS durante a solenidade de assinatura de ordem para início de obras em Bela Vista.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions