ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MS firma protocolo para desenvolvimento com a região do Vêneto, na Itália

Nícholas Vasconcelos | 29/11/2012 14:45
Puccinelli e ministro italiano assinaram protocolo de intenções na manhã de hoje na Governadoria. (Foto: Rachid Waqued/Divulgação)
Puccinelli e ministro italiano assinaram protocolo de intenções na manhã de hoje na Governadoria. (Foto: Rachid Waqued/Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) firmou hoje um protocolo de intenções para troca de experiências em diversas áreas como o ministro regional do turismo da região do Vêneto, na Itália, Marino Finozzi.

O protocolo de intenções prevê troca de informações e experiências nos setores de relações culturais e da formação profissional, assim como nos setores comercial e empresarial especialmente às pequenas e médias empresas. O documento também traz iniciativas no setor agroalimentar e agroindustrial, planejamento e gestão territorial, proteção animal e infraestrutura.

Estão previstos também colaboração mútua sobre gestão dos sistemas sanitários, dos serviços de transporte e mobilidade regional.

Conforme o Governo do Estado, parceria também poderá trazer desenvolvimento nas relações entre universidades e centros de pesquisa para troca de experiências no que se refere à área cientifica e de inovação tecnológica.

Marino Finozzi disse que não conhecia Mato Grosso do Sul, mas que o Estado foi apresentado a ele como um grande centro de desenvolvimento. As oportunidades de negócios foram apresentadas pelo governador André Puccinelli durante missão empresarial realizada na Itália em 2008.

“Isto poderá trazer grandes oportunidades de crescimento” disse, salientando que a escolha de Mato Grosso do Sul para a troca de experiências também levou em conta o fato de o governador André Puccinelli ser italiano e, desta forma, com relações mais fáceis e fortes.

Em sua primeira visita ao Brasil, o ministro já passou pelo Rio Grande do Sul, onde participou do Festival de Turismo de Gramado, e por São Paulo, quando se reuniu com a imprensa nacional e agentes de viagens para apresentar as novidades do Estado italiano a fim de estreitar os laços com o País.

A reunião contou com representantes da comitiva italiana e ainda da secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, do Comércio, da Produção e do Turismo), Teresa Cristina Corrêa da Costa Dias e da diretora-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Nilde Brum.

Atualmente, o Vêneto recebe cerca de 15 milhões de visitantes e a expectativa é chegar a 20 milhões em 2020. Deste total, 3%, o que equivale a 450 mil viajantes, são de brasileiros. Por ano, as empresas do setor de turismo faturam cerca de 15 milhões de euros na região.

Nos siga no Google Notícias