ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Na última reunião de 2012, Copom mantém taxa Selic em 7,25% ao ano

Stênio Ribeiro, da Agência Brasil | 28/11/2012 21:06

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano, em linha com as expectativas dos analistas do mercado financeiro, que estimam a Selic no mesmo patamar até o final do ano que vem.

A decisão do colegiado de diretores do BC foi unânime e sem viés, ou seja, não pode mudar antes da próxima reunião do Copom, em Janeiro.

Em nota, o Copom diz que “considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta [4,%%], ainda que de forma não linear”.

A taxa básica de juros teve dez reduções seguidas, de agosto do ano passado, quando estava em 12,5%, à penúltima reunião do Copom, terminada dia 10 de outubro, quando foi fixada em 7,25%. Em 14 meses, a Selic perdeu 5,25 pontos percentuais e está no nível mais baixo da história do comitê, criado em junho de 1996.

Os analistas financeiros do setor privado, ouvidos em pesquisa semanal do BC sobre as tendências dos principais indicadores econômicos, estimam há seis semanas que o BC iria interromper o processo de afrouxamento da política monetária, como mostra o boletim Focus, divulgado na última segunda-feira (26), com o resultado da pesquisa da semana passada.

Nos siga no Google Notícias