ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Pecuária orgânica valoriza carne e aumenta renda de produtor pantaneiro

Caroline Maldonado | 20/10/2014 13:18
Pecuária orgânica valoriza carne produzida em fazendas pantaneiras (Foto: Divulgação/Embrapa Pantanal)
Pecuária orgânica valoriza carne produzida em fazendas pantaneiras (Foto: Divulgação/Embrapa Pantanal)

Para agregar valor à carne produzida em fazendas pantaneiras e aumentar os rendimentos, sem prejudicar a saúde da população e o meio ambiente, pesquisadores motivam produtores a praticar a pecuária orgânica.

Em 2011, especialistas da Embrapa Pantanal e parceiros iniciaram as pesquisas e ao longo desses três anos foram realizados estudos de casos de implantação e desenvolvimento de sistemas orgânicos.

Entre os resultados obtidos com as pesquisas destacam-se a conclusão do levantamento das estratégias de manejo e das tecnologias já validadas na pecuária de corte convencional que atendem as diretrizes gerais da produção orgânica, a definição dos pontos críticos para conversão do sistema tradicional para o sistema orgânico no Pantanal e a caracterização das propriedades associadas a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica), incluindo análises econômicas e ambientais.

Vantagens - Segundo o pesquisador da Embrapa Urbano Gomes, esta pode ser uma das opções de produção capaz de manter as condições de conservação da região. “Os processos de pecuária orgânica seguem critérios de qualidade que incentivam a conservação ambiental, a saúde humana, os direitos dos trabalhadores e o bem-estar animal”, explica Urbano.

Na avaliação do pesquisador, a pecuária tradicional praticada no Pantanal está muito próxima da sustentabilidade. A ideia da pecuária orgânica é fazer com que o gado consuma, principalmente, pastagem nativa e conviva em harmonia com a fauna silvestre. Além disso, a concentração de animais por área é menor, o uso de insumos externos é reduzido e caracterizado basicamente por suplementos minerais e vacinas.

Para apresentar resultados das pesquisas e estimular produtores a prática da pecuária orgânica, pecuaristas e pesquisadores se reúnem nos dias 29 e 30 deste mês para o “Dia de Campo Pecuária Sustentável no Pantanal”. O encontro será na fazenda Aguapé, a 50 quilômetros de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias