ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Pecuária de MS aposta até em aplicativo para controlar rebanho

Caroline Maldonado | 12/09/2014 10:18
Para  o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Stuhrk, setor precisa investir mais em tecnologia (Foto: Marcos Ermínio)
Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Stuhrk, setor precisa investir mais em tecnologia (Foto: Marcos Ermínio)
Encontro sobre tecnologia se estende durante esta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)
Encontro sobre tecnologia se estende durante esta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

Com 81 mil fazendas, a pecuária sul-mato-grossense aposta nas tecnologias e na juventude para expandir a produção, em especial para o mercado externo, já que apenas 16% da produção do Estado é exportada, segundo o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel. O Sindicato Rural de Campo Grande apresenta hoje (12) resultados parciais do projeto de um aplicativo para controle de rebanho. A entidade resolveu investir R$ 25 mil no sistema proposto por membros do sindicato.

Um deles, o tesoureiro Tiago Arantes, 28 anos, que levou a ideia até a direção. “Um dos desafios do setor é fazer com que os jovens se sintam estimulados a seguir os passos dos pais no trabalho com a pecuária, por isso o sindicato está dando essa abertura para a juventude”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Stuhrk.

Segundo Oscar, o setor é ameaçado pela expansão da agricultura e a carga tributária, por isso a preocupação com o interesse dos mais jovens pelo setor. “A pecuária é muito criticada, com isso nossos filhos vão preferir ser doutores, empresários ou industriais. Sendo que temos ainda muito espaço para crescer com a pecuária em Mato Grosso do Sul”, reclama.

O aplicativo, desenvolvido pela Catwork Soluções, será apresentado as 15h30, durante o 27º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, que ocorre durante todo o dia, na sede do Sindicato Rural, em Campo Grande. De acordo com Oscar, o aplicativo é um recurso simples que vai facilitar a contagem e classificação do gado. “Já é usado o computador para isso, mas muitas informações são perdidas, tem alguns erros, com o aplicativo vai ficar muito mais fácil”, explica.

Nesta manhã, palestram no evento o professor e pesquisador Antônio Buainain, o diretor da Fortuna Nutrição Animal, Daniel Wolf e o gerente da ABCZ, Adriano Garcia. Durante a abertura, o encontro teve a participação de representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), SindVet (Sindicato dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do prefeito de Rochedo, João Cordeiro (PMDB) e do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP). Olarte aproveitou a abertura para garantir apoio ao setor pecuário.

“Dois setores são fundamentais, a educação, pois todos passamos pelo professor e a pecuária, porque nem o professor subsiste sem o setor, todos nos precisamos da pecuária”, disse.

Nos siga no Google Notícias