A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

01/03/2011 19:13

Pescadores poderão retirar licença profissional para exercer atividade em MS

Jorge Almoas

Ministério da Pesca apresentou condições, mas novos registros serão feitos apenas em 2012

Os trabalhadores que atuam nos setores de pesca e aquicultura de Mato Grosso do Sul podem buscar a licença de pesca para tornarem-se profissionais em suas atividades. O Ministério da Pesca e Aquicultura reuniu-se com entidades do setor para apresentar a nova instrução a respeito da concessão de licença.

No entanto, a emissão de registro profissional de pescadores só será feita a partir do ano que vem. Em 2011, o Ministério da Pesca e Aquicultura fará uma checagem de toda a base de dados dos pescadores, para verificar possíveis problemas em todo o Brasil.

No âmbito ministerial, as licenças são emitidas nas categorias Pescador Profissional e Aprendiz de Pesca. Pela Instrução Normativa 25 ficam estabelecidos os conceitos, as regras e os procedimentos sobre a categoria de pescador profissional na pesca artesanal e industrial e normatiza os procedimentos para a concessão das licenças de pesca.

O aprendiz de pesca é aquele trabalhador com mais de 14 e menos de 18 anos de idade, devidamente matriculado em instituição de ensino regular, que atua de forma desembarcada ou embarcada como tripulante em embarcação de pesca. Nesta categoria, devem ser observadas as legislações trabalhista, previdenciária e de proteção à criança e ao adolescente.

No caso da Licença Inicial de Pescador Profissional – documento de caráter individual e válido por um ano – o profissional conquista permissão para o exercício imediato da atividade de pesca. A comprovação da prática é feita quando o trabalhador solicitar a substituição da licença provisória pela definitiva.

A Licença de Pescador Profissional é válida por dois anos e o trabalhador deve obedecer as exigências de não possuir vínculo empregatício em outra atividade profissional que não a pesca; comprovante de venda do pescado; e, atestado de outros dois pescadores validando o trabalho do requerente.

Esta terça-feira foi o primeiro dia de pesca liberada nos rios de Mato Grosso do Sul. Ontem, o período de defeso – época de reprodução dos peixes – teve fim no Estado. Mesmo com a proibição da prática, a PMA (Polícia Militar Ambiental) efetuou diversas apreensões de pescado durante a piracema.

Piracema termina com 984 quilos de pescado apreendidos e 69 presos
Houve redução em relação a 2010Em três meses de pesca proibida nos rios de Mato Grosso do Sul, a PMA (Polícia Militar Ambiental) prendeu 69 pessoas ...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...


gostaria de retirar uma permissão p/pesca,sou aposentado tenho 65 anos como faço
 
PEDRO GOMES SANDIM em 18/05/2013 09:10:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions