ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Plantio de soja alcança 30% da área destinada a cultura em MS

Priscilla Peres | 29/10/2014 17:55
Plantio ficou cerca de 15 dias paralisado devido a estiagem.  (Foto: Famasul)
Plantio ficou cerca de 15 dias paralisado devido a estiagem. (Foto: Famasul)

O plantio de soja alcançou cerca de 30% da área destinada a cultura em Mato Grosso do Sul. O período começou em 20 de setembro e ficou cerca de 15 dias paralisado devido a estiagem, sendo retomado no fim da semana passada, segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária).

Com a volta do período de chuvas, e a ocorrência constante principalmente na região Norte do Estado a expectativa da Famasul é que os produtores avancem o plantio para 40% até o fim de semana. Essa é a safra mais atrasada dos últimos seis anos e já compromete o andamento do milho safrinha, que será plantado após a colheita da soja.

Do início do plantio até a semana passada quando foi retomado, foram plantados 120 mil hectares em Mato Grosso do Sul, porém a falta de chuva não deixou o grão se desenvolver e ao menos metade dessa área terá que ser refeita.
Até o momento não há informações sobre o replantio da soja, mas essa foi a primeira vez em mais de cinco anos, que a opção teve que ser cogitada pelos produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

A preocupação não se atém à safra de soja em curso, mas ao milho, cultivado na mesma área, logo após a retirada da soja. "Existe uma grande possibilidade de adiamento do plantio do milho safrinha. A estimativa é de que, em média, 30% do grão seja cultivado fora da faixa ideal do zoneamento agroclimático, onde o correto é que a colheita termine até o dia 30 de março de 2015", acrescenta Leonardo Carlotto, analista de grãos da Famasul.

Nos siga no Google Notícias