ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Plantio de soja em MS está proibido por 90 dias para combater doença

Priscilla Peres | 15/06/2017 09:45
Medida visa proteger lavouras da ferrugem asiática (Foto: Aprosoja/MS)
Medida visa proteger lavouras da ferrugem asiática (Foto: Aprosoja/MS)

A partir de hoje, agricultores de Mato Grosso do Sul não podem cultivar soja. A proibição segue até 15 de setembro de 2017 e o período é chamado de vazio sanitário. O objetivo é combater a ferrugem asiática, fungo que causa perdas consideráveis de produtividade.

De acordo com a Lei, o descumprimento das normas do vazio pode implicar em autuação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e multa de até mil UFRMS, que é a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 24,66.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, o cumprimento da lei ajuda a garantir a sanidade vegetal. “Essa é uma importantíssima ferramenta para controle da quantidade de inóculos de ferrugem e garantia uma boa produtividade, ainda mais em um cenário em que a maior parte dos defensivos vem perdendo o seu efeito”, analisa o presidente.

O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar é de 55 dias. O grão não pode ser plantado nesse prazo e, além disso, todas as plantas voluntárias - conhecidas como guaxas ou tigueras - devem ser eliminadas das propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos.

Em caso de dúvidas, a Iagro disponibilizou ao produtor rural telefone para contato: 0800 647 2788.

Nos siga no Google Notícias