ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Prazo para concluir da vacinação contra aftosa termina no domingo

Priscilla Peres | 28/11/2014 14:17
 estimativa é que 7,2 milhões de bovinos entre 0 e 24 meses de idade sejam vacinados no Planalto. (Foto: Famasul)
estimativa é que 7,2 milhões de bovinos entre 0 e 24 meses de idade sejam vacinados no Planalto. (Foto: Famasul)

Produtores rurais da região do Planalto de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de novembro para terminar de vacinar o rebanho contra a aftosa. A estimativa é que 7,2 milhões de bovinos entre 0 e 24 meses de idade sejam vacinados nessa região. A data também é o prazo final para entregar a declaração da região de Fonteira e Pantanal.

Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro e terminou no dia 15 de novembro. Já no Pantanal, o prazo para terminar a vacinação vai até 15 de dezembro.

De acordo com os dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site http://www.iagro.ms.gov.br/.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", destacou.

Nos siga no Google Notícias