ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Prefeita diz que "não descarta" reduzir IPTU para imóveis no Centro

Adriane Lopes contou que tema é alvo de estudo há mais de um ano, sendo "assunto de grande interesse"

Por Silvia Frias e Mylena Fraiha | 02/02/2026 12:10


Prefeita diz que "não descarta" reduzir IPTU para imóveis no Centro
Adriane Lopes e os vereadores Papy (óculos), Carlão (gravata amarela) e secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Walter Carneiro Junior (em pé) (Foto: Osmar Veiga)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande estuda a possibilidade de reduzir o IPTU no Centro da cidade, conforme anunciou a prefeita Adriane Lopes durante sessão inaugural da Câmara Municipal. A medida está em análise há mais de um ano pelos auditores municipais. O presidente da Câmara, Epaminondas Neto, defende a redução do imposto no quadrilátero central como incentivo à reocupação da região. Paralelamente, os vereadores votarão sobre o veto da prefeita ao projeto que altera a cobrança da taxa do lixo, componente do IPTU.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), disse que não descarta a possibilidade de reduzir o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no Centro da cidade. “Os nossos auditores já estudam essa possibilidade há mais de um ano”, informou.

Adriane comentou sobre o estudo durante sessão inaugural da Câmara Municipal de Vereadores, esta manhã. “Esse estudo [redução] pode sim, ser implantado, nossos secretários estão dando conta da pauta e o trabalho segue em andamento”, disse. "As grandes cidades do país passaram por transformações no centro para atrair novos moradores, e eu não descarto essa possibilidade".

A prefeita não detalhou qual seria o percentual de redução e qual a extensão dessa possível alteração na região central caso seja implantada. Só acrescentou que é um “assunto de grande interesse”.

O presidente da Câmara Municipal, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), já havia dito que pretende levar a redução do IPTU no quadrilátero central à votação como forma de incentivar a reocupação na região. Segundo ele, é uma pauta pessoal. “Se não abaixar, o Reviva Centro nunca fará sentido”.

A cobrança da taxa do lixo, que compõe o IPTU está na linha de frente da volta dos trabalhos da Câmara Municipal este ano. Os vereadores vão votar a manutenção ou a derrubada do veto da prefeita ao projeto do Legislativo, que alterava a forma de cobrança dessa taxação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.