A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/05/2011 16:59

Programas vão qualificar mais de 1,7 mil trabalhadores em MS

Fabiano Arruda

Números foram divulgados em evento realizado hoje na Governadoria

Ao lado de representante do MTE, governador destaca investimentos em qualificação. (Foto: Divulgação)Ao lado de representante do MTE, governador destaca investimentos em qualificação. (Foto: Divulgação)

Por meio dos programas Planteq (Plano Territorial de Qualificação) e Planseq (Plano Nacional de Qualificação para Setor Sucroalcooleiro), mais de 1,7 mil trabalhadores serão qualificados em Mato Grosso do Sul no setor industrial e sucroalcooleiro.

Pelo Planseq, serão qualificados 897 trabalhadores e 825 pelo Planteq.

Os números foram divulgados na tarde de hoje em evento realizado na Governadoria. O ministro do Trabalho, Carlos Luppi, era esperado, mas cancelou a agenda.

Integrante do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Alessandro Comper representou o ministro e destacou que, das nove regiões de Mato Grosso do Sul, sete registraram alta de empregos no último ano.

“No ano passado foram gerados 15 milhões de empregos no País, sendo 2 milhões apenas em dezembro. Mas isto não é suficiente, pois falta qualificação. Por isso, todos os programas de qualificação do Ministério do Trabalho estão presentes em Mato Grosso do Sul e atenderam mais de 55 mil pessoas”, ilustrou Alessandro.

Mesmo com a alta na geração de empregos, o representante do ministério afirmou que em 2010 caiu o número de postos de trabalho criados na agricultura em virtude da mecanização no campo.

Por conta disso, o Planseq, explica Alessandro, vem para qualificar os trabalhadores a fim de mantê-los empregados no campo.

O governador André Puccinelli (PMDB) destacou a importância dos programas e afirmou que foram investidos cerca de R$ 2 milhões no setor em Mato Grosso do Sul do ano passado.

Puccinelli ainda destacou que o governo do Estado solicitou cerca de 8 mil vagas para cursos de qualificação por meio do Planteq e 7,9 mil através do Planseq.

Os passos para inscrição, além da programação dos 13 cursos, como operador de máquina e trator, que serão aplicados em pelo menos 16 municípios, poderão ser acompanhados pelo site da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), que é funtrab.ms.gov.br, ou por meio do telefone 3320-1375.

O prazo para inscrições deve ser aberto até o mês que vem.

Do total da meta, serão destinados 70% das vagas aos trabalhadores de empresas afetadas por processos de modernização tecnológica e 30% para trabalhadores desempregados.

Crescimento - A demanda por qualificação no segmento sucroalcooleiro surge devido ao aquecimento no setor. Segundo informações do presidente da Biosul, Roberto Hollanda, MS é o quinto Estado em produção de cana-de-açúcar no País.

Este ano, segundo Hollanda, a estimativa é que sejam produzidas no Estado 48,4 milhões de toneladas de cana, contra pouco mais de 32 milhões no ano passado.

“O setor está em franco crescimento e isto demanda mão de obra qualificada, o que é um desafio constante. O interessante do Planseq, por exemplo, é que 60% das pessoas que farão os cursos são do setor sucroalcooleiro”, destacou, revelando que deverão ser gerados cerca de 4 mil empregos ainda este ano somente na produção de cana.

Também participaram do evento na Governadoria nesta tarde a vice-governador Simone Tebet (PMDB) e a secretária estadual de Assistência Social Tânia Garib.

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions