ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Proposta da Acron para UFN3 não interessava ao governo, diz secretário

Proposta da empresa era instalar misturadora de fertilizantes, sendo indeferida pelo governo e prefeitura

Silvia Frias | 28/04/2022 14:25
Construção da usina em Três Lagoas começou em 2011 e foi interrompida três anos depois. (Foto: Arquivo)
Construção da usina em Três Lagoas começou em 2011 e foi interrompida três anos depois. (Foto: Arquivo)

A empresa russa Acron ofertou apenas a instalação de misturadora de fertilizantes, em Três Lagoas, a 327 quilômetros de Campo Grande, proposta que foi rechaçada pelo governo estadual e prefeitura. Essa aprovação das administrações locais fazia parte do pré-acordo firmado com a Petrobras, que hoje, anunciou o fracasso da negociação.

Hoje, a Petrobras emitiu comunicado de que a negociação da venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) não foi concluída, tendo em vista que o plano apresentando, em substituição ao original “impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação”.

O titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, explicou que a aprovação estava prevista no pré-contrato firmando entre a Acron e Petrobras, já que o governo de MS e a prefeitura concederam incentivos, como redução fiscal e doação da área, respectivamente.

Os russos apresentaram a proposta de montar apenas a misturadora. “Se tivessem apresentado plano para terminar a indústria, os incentivos seriam mantidos”, explicou Verruck. Por isso, o novo projeto da Acron foi indeferido.

“Gostaríamos de ter misturadora, até uma área seria doada, mas precisamos ter a indústria, nossa política de incentivo fiscal era exatamente para a questão industrial”, disse o secretário.

Segundo o secretário, a Petrobras deve publicar ainda hoje o comunicado ao mercado reabrindo o processo de venda da UFN3. Na nota divulgada nesta quinta-feira, a perspectiva é que essa negociação seja aberta em junho.

Indústria – O megaempreendimento avaliado em cerca de R$ 3 bilhões teve a sua construção iniciada em setembro de 2011, sendo interrompida em dezembro de 2014, quando o projeto já estava cerca de 81% executado.

Se concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção diária de 3,6 mil toneladas ureia e 2,2 mil toneladas de amônia.

Em 2019, a Acron já estava interessada em comprar a UFN3, mas naquele ano, as negociações foram encerradas em novembro, sem que fosse possível fechar a venda.

No dia 4 de fevereiro, a negociação entre Acron e Petrobras foi anunciada pelo governo de MS.

Nos siga no Google Notícias