ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Retomada de obra de contorno ferroviário vai criar 100 empregos

Marta Ferreira | 11/07/2014 15:49
Um dos viadutos já prontos para o contorno ferrovário em Três Lagoas. (Foto: Rachid Waqued)
Um dos viadutos já prontos para o contorno ferrovário em Três Lagoas. (Foto: Rachid Waqued)

A obra do contorno ferroviário em Três Lagoas, cuja retomada foi lançada hoje pelo governador André Puccinelli (PMDB), vai empregar cerca de cem pessoas, segundo a empresa responsável. O contorno tem extensão de 12,4 quilômetros.

O engenheiro responsável pelos serviços, Marcos da Silva Ramos, informou que 90% da terraplanagem estão prontos. “Falta fazer o desvio ferroviário para os trens da ALL [América Latina Logística) transitarem normalmente nesse período, e ainda o trabalho que envolve a superestrutura, como o lançamento de lastros, colocação de grades, nivelamento, solda e colocação dos dormentes e trilhos”, explicou.

O Estado assumiu as obras que antes estavam a cargo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), mas que não foram executadas e estavam paradas desde 2012, após denúncias de irregularidades. De acordo com o diretor da empresa responsável pela execução das obras, Marcos da Silva Ramos, os trabalhos foram retomados ontem (10), incluindo a visita de engenheiros nos canteiros de obras. Ele também falou da previsão de contratação de cem pessoas, a partir da semana que vem.

Segundo foi informado, a estrutura viária inclui dois viadutos ferroviários com 20 e 60 metros cada um, além de um rodoviário, que já estão prontos.

Bem vinda – Obra considerada emblemática pelo Governo do Estado, o contorno ferroviário de Três Lagoas vai garantir mais segurança para motoristas e pedestres na cidade, com a retirada do tráfego de trens do perímetro urbano. A previsão é, também, de um trânsito com mais fluidez, além de mais agilidade no escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos.

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), disse que a obra vai transformar a vida dos moradores do município garantindo o desenvolvimento urbano e da economia com muito mais segurança. O contorno vai acabar com 40 trechos de travessias urbanas do traçado atual da ferrovia.

“O trem passa no Centro da cidade e é uma realidade difícil. A empresa ALL faz todas as manobras na hora do rushquando as pessoas estão voltando para a casa ou pegando as crianças na escola. Muitas vidas foram ceifadas. É uma nova realidade que nasce”, afirmou.

O governador André Puccinelli informou que deixará um projeto executivo pronto para a área de servidão da antiga linha férrea seja urbanizada, assim como foi feito em Campo Grande, com a retirada dos trilhos que resultou na implantação da Orla Morena.

Nos siga no Google Notícias