ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa no sábado

Caroline Maldonado | 31/10/2014 07:39
Produtor deverá fazer a declaração de vacina no site da Iagro até dia 15 (Foto: Divulgação/Embrapa Pantanal)
Produtor deverá fazer a declaração de vacina no site da Iagro até dia 15 (Foto: Divulgação/Embrapa Pantanal)

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2014 começa neste sábado (1º) nas regiões do Pantanal e Planalto de Mato Grosso do Sul. A imunização é obrigatória para todas as faixas etárias, de "mamando a caducando", nas regiões de Fronteira e Pantanal para os produtores optantes da etapa de novembro, já no Planalto deverão ser vacinados apenas os animais de 0 a 24 meses.

Até 15 dias após o término da campanha, o produtor deverá fazer a declaração de vacina no site da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), a segunda fase da vacinação começou no dia 1º de outubro, com prazo final no dia 15 de novembro. No Planalto a vacinação vai até 30 de novembro e no Pantanal até 15 de dezembro.

Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Na fronteira a condição foi restabelecida em 2011. A conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados, na avaliação da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Os produtores rurais tiveram um papel importante no reconhecimento internacional, na opinião do diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial, atingindo assim um índice de cobertura vacinal acima de 98%. É um excelente percentual que comprova o comprometimento do setor em relação à sanidade animal. Esse status auxilia pra que MS se mantenha como importante exportador de carne bovina, atraindo mercados importantes", disse.

Nos siga no Google Notícias