ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Sem contrapartida, Temer decide vetar texto que renegocia dívida dos estados

Priscilla Peres | 28/12/2016 11:49

O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu vetar, na íntegra, o projeto aprovado pelo Congresso Federal que renegocia a dívida dos Estados com a União. A assinatura do veto deve acontecer ainda hoje e ele já estuda um novo projeto sobre o tema.

A decisão de Temer vem em consequência da decisão do Congresso de não aprovar o projeto proposto por ele, que pedia contrapartida de ajuste fiscal por parte dos estados. O texto aprovado não só não exige medidas, como cria um regime de recuperação fiscal para os mais endividados.

De acordo com a Folha de SP, o governo avaliou hoje que a renegociação sem contrapartida e ainda uma moratória de 36 meses para os que estão em calamidade financeira, não faz sentido.

Temer ja estaria negociando com governadores e o Congresso um novo projeto, que vai se estender durante o recesso de janeiro. O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse hoje que "não tem sentido ter postergação do pagamento de dívidas sem ter instrumentos e condições para que os Estados façam ajuster. Não basta adiar a dívida. Isso seria só jogar o problema para frente".

Nos siga no Google Notícias