ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Setor de serviços teve leve aumento de receita em agosto no Estado

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor apresentou queda de 1,6%

Gabriel Neris | 16/10/2018 14:33
Setor de serviços apresentou queda de 1,6% no ano (Foto: Paulo Francis)
Setor de serviços apresentou queda de 1,6% no ano (Foto: Paulo Francis)

A PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) referente a agosto aponta crescimento de 0,8% na receita em comparação com o mês anterior em Mato Grosso do Sul. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor apresentou queda de 1,6%.

No acumulado do ano o setor apresenta queda de 1,5% no Estado. Na somatória dos últimos 12 meses, o setor passou de -3,6%, em julho, para -3,5%, em agosto, conforme o levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Se enquadram como atividades do setor serviços de alojamento e alimentação, de comunicação, de tecnologia, audiovisuais, transporte terrestre, aquaviário, aéreo, armazenagem.

O levantamento nacional aponta aumento de 1,2% em comparação com julho, depois de avançar 4,9% em junho e recuar 2% no mês seguinte. O acumulado do ano ficou em -0,5% e no acumulado dos 12 meses fechou em -0,6%.

Conforme o IBGE, o avanço de julho para agosto foi acompanhado por três das cinco atividades investigadas, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que cresceu 3,2% recuperando parte da perda de 3,9% de julho.

O instituto destaca os efeitos da greve dos caminhoneiros em maio, com -10,2%, e junho, com 15,4%, no segmento. Outros resultados positivos saíram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (2,2%). Os serviços de informação e comunicação (-0,6%) e os prestados às famílias (-0,8%) tiveram influência negativa.

Nos siga no Google Notícias