A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/05/2011 08:35

Vacinação contra febre aftosa começa hoje no Estado

Fabiano Arruda

Etapa vai até o dia 31 deste mês

Após a vacinação é obrigatório o registro, que deve ser feito até 15 de junho. (Foto: Divulgação)Após a vacinação é obrigatório o registro, que deve ser feito até 15 de junho. (Foto: Divulgação)

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) inicia nesta segunda-feira, e vai até o dia 31 de maio, a etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul na Região do Planalto e da ZAV (Zona de Alta Vigilância) de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando.

Por meio da portaria nº 2265/2011, a agência alterou, em caráter excepcional, a data de início da vacinação. A nova portaria visa atender as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo informações da Iagro, para o produtor que optar por realizar neste mês, a vacinação ocorre, excepcionalmente, no prazo de 2 de maio a 15 de junho, para todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Na Região do Pantanal a imunização dos animais estava marcada para acontecer entre 1º de maio e 15 de junho.

A Iagro também informa que após a vacinação é obrigatório o registro, que deverá ser feito no máximo até o dia 15 de junho. Após o registro da vacinação, o produtor também deverá emitir a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos.

O documento deve ser entregue com o comprovante de registro de vacinação contra febre aftosa (CT-13) nas unidades da Agenfa (Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul) até 15 de junho.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions