ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Venda no varejo cai mais um mês e registra retração de 6,7% em abril

Mariana Castelar | 14/06/2016 13:57
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Com saldo negativo de 6,7%, Mato Grosso do Sul fecha abril com queda nas vendas no comércio varejista, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (14), pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa mostra que o quadro geral do Estado está desanimador, já que a queda chega a 5,9% no ano, e de 3,7% nos últimos doze meses. Em fevereiro e março, os índices ficaram negativos e fecharam em 3% e 5,6%, respectivamente. Em janeiro, a retração chegou a 7%.

Porém, a renda do comerciante fechou o mês em 3,6%. Apesar de positiva, a pesquisa mostra que os números também estão caindo, já que março registrou um montante de 5,1% e fevereiro fechou o mês em 7,6%.

Os números são piores quando a pesquisa inclui veículos e materiais de construção. Abril teve queda de 7,3%, um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior, que ficou em em 6,1% e 2,6% se comparado a fevereiro, que registrou 4,7%.

A renda também teve uma queda significativa e ficou em 0,9%. O levantamento mostra uma sequência de quedas, já que que em fevereiro deste ano, a renda fechou com 4,2% e março com 2,4%.

Os dados nacionais mostram variações positivas de 0,5% em volume de vendas e de 1,2% para receita nominal. No entanto, os números nacionais também não são nada animadores. Se comparado com abril do ano passado, o volume de vendas do varejo recuou 6,7%, ficando com décima terceira taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o varejo acumulou queda de 6,9% nos quatro primeiros meses do ano.

Nos siga no Google Notícias