ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Congresso em Campo Grande discute cidades digitais e gestão pública com IA

Evento reúne mais de 50 prefeituras no Bioparque Pantanal e segue até sexta-feira

Por Gabriel Neris e Clara Farias | 18/06/2026 12:21
Congresso em Campo Grande discute cidades digitais e gestão pública com IA
Prefeitos recebem premiação em evento no Bioparque Pantanal (Foto: Osmar Veiga)

Começou nesta quinta-feira (18), no Bioparque Pantanal, o 4º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, reunindo representantes de mais de 50 prefeituras de Mato Grosso do Sul em uma programação voltada à inovação, tecnologia e modernização da gestão pública.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O 4º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes começou nesta quinta-feira (18) no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, reunindo representantes de mais de 50 prefeituras de Mato Grosso do Sul. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Assomasul, debate inovação, inteligência artificial, conectividade e modernização da gestão pública municipal, com encerramento previsto para sexta-feira (19).

O encontro é promovido pela RCD (Rede Cidade Digital), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande), e apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). A proposta é acelerar a transformação digital nas administrações municipais, com troca de experiências e apresentação de soluções tecnológicas.

Ao longo do dia, a programação já movimenta prefeitos, gestores e especialistas com debates sobre planejamento urbano, inteligência artificial, conectividade e desburocratização.

Campo Grande apresentou a plataforma +CG, um aplicativo lançado pela Prefeitura de Campo Grande que funciona como canal direto entre a população e o poder público para demandas do dia a dia, inclusive, questões práticas como limpeza urbana e manutenção de espaços públicos.

O sistema integra diferentes áreas da gestão e busca agilizar o atendimento das ocorrências, reduzir burocracia e ampliar o controle sobre problemas urbanos, especialmente os relacionados à limpeza e saúde pública.

No primeiro painel técnico da manhã o tema foi “Plano Diretor como instrumento de atração de investimentos nos municípios”, apresentado por Bráulio Fonseca, do IGTECH.

Na sequência, a discussão avançou para “Comunicação institucional como ferramenta de articulação política na gestão municipal”, com participação do prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, e do coordenador de comunicação do município, Bruno Henrique Seleguim.

Outro painel abordou o uso de tecnologia na administração de servidores com o tema “Nexus Face ID: o futuro da gestão de frequência do servidor público”, apresentado por Denis Levati, da Gênesis Tecnologia.

Logo depois, Caarapó apresentou o case “Caarapó Digital”, destacando processos de desburocratização na gestão pública, com o secretário Ernani de Almeida Silva Junior.

A agenda seguiu com o debate sobre inclusão digital, em “Cidades digitais inclusivas: transformação digital com acessibilidade no DNA”, conduzido por Juveirce Christiane Condi.

Ainda na manhã, ocorreu o primeiro reconhecimento do prêmio “Prefeito Inovador 2026”, que destaca iniciativas municipais de modernização da gestão.

Entre os gestores premiados, o prefeito de Batayporã, Germino Roz (PSDB), recebeu reconhecimento pelo projeto implantado no cemitério municipal. A iniciativa digitalizou o cadastro de pessoas sepultadas e passou a permitir que familiares e visitantes localizem túmulos por meio de um sistema com georreferenciamento. Na prática, a pessoa informa o nome no aplicativo e recebe a indicação da ala, da identificação do espaço e do caminho até o local.

Segundo Roz, a medida surgiu de uma demanda concreta da população. Antes da implantação do sistema, os registros eram feitos em livros físicos, o que obrigava familiares a procurarem a secretaria para obter informações. A falta de organização dificultava o atendimento e gerava confusão, especialmente em um cemitério antigo. Com a ferramenta, a prefeitura buscou resolver um problema simples, mas sensível para quem precisa localizar o túmulo de um parente ou amigo.

O prefeito avaliou que o congresso também funciona como incentivo para que outras administrações adotem soluções semelhantes. Para ele, mesmo ações consideradas pequenas podem ter impacto direto na vida das pessoas quando reduzem burocracia e melhoram o atendimento. Roz afirmou ainda que este foi o segundo prêmio recebido por iniciativas de inovação, o que reforça a aposta da gestão em projetos digitais.

Além do reconhecimento, o evento também serviu como vitrine de ideias que podem ser levadas aos municípios. O prefeito de Batayporã citou interesse em uma sala multissensorial voltada a crianças com transtorno do espectro autista, apresentada durante o congresso. A proposta chamou atenção porque o município trabalha na criação de uma clínica da mulher e da criança, espaço que pode incorporar soluções semelhantes no atendimento especializado.

Outro projeto que despertou interesse foi uma parceria público-privada voltada à melhoria da iluminação pública. Roz afirmou que encontros desse tipo ajudam prefeitos a conhecer experiências já testadas em outras cidades e avaliar o que pode ser adaptado à realidade local. É justamente aí que a tal “cidade inteligente” deixa de ser expressão bonita de palestra e começa a virar serviço de verdade.

Congresso em Campo Grande discute cidades digitais e gestão pública com IA
Prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, durante evento (Foto: Osmar Veiga)

Também premiado no congresso, o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, destacou que a modernização da gestão pública é uma necessidade para os municípios. Segundo ele, o uso de tecnologia tem ajudado a otimizar serviços e melhorar a eficiência administrativa, com impacto direto na rotina das prefeituras e no atendimento à população.

Maia afirmou que iniciativas digitais contribuem para tornar os municípios mais preparados para responder às demandas dos moradores. Para o prefeito, o avanço da inovação no setor público deve ser contínuo, com adoção de ferramentas capazes de facilitar a gestão e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos em Mato Grosso do Sul.

Após o almoço, o congresso retoma às 13h30 com credenciamento e, às 14h, discute a estruturação de parcerias público-privadas (PPP) para cidades inteligentes.

Na sequência, às 14h20, o foco será a inteligência artificial na gestão urbana, tema apresentado por Mariane Provenzano, da Softplan.

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, disse ao Campo Grande News que o município tem apostado na tecnologia como ferramenta de educação e resolução de problemas sociais. Segundo ele, a cidade criou um centro de inovação com espaços voltados ao estudo de foguetes, área em que Rio Brilhante se destacou na Olimpíada Nacional de Foguetes, além de hologramas, programação, estímulo a startups e desenvolvimento de ideias para atender, inicialmente, o setor público e, depois, também o setor privado.

Foroni também citou o projeto Embarque Digital, que premiou estudantes com propostas voltadas à solução de demandas da sociedade. Entre os exemplos apresentados estão a criação de um chip de baixo custo, estimado em R$ 30, pensado para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica; um aplicativo desenvolvido por alunos de um assentamento para facilitar a distribuição de roupas usadas e doadas; e uma ferramenta voltada ao combate de crimes ambientais. “Essa é a linha que nós estamos seguindo e é nisso que a gente acredita”, afirmou o prefeito.

Às 14h40, Naviraí apresenta sua experiência com a lei de inovação municipal, seguida de debates sobre licitação eletrônica, inteligência geoespacial e projetos educacionais tecnológicos em Rio Brilhante.

Durante a tarde, também entram em pauta temas como geotecnologia aplicada à gestão de cemitérios, inclusão educacional com tecnologia assistiva e novos modelos de gestão pública.

O primeiro dia será encerrado às 16h50 com um coffee de encerramento e a segunda entrega do prêmio “Prefeito Inovador 2026”.

Na sexta-feira (19), o congresso segue com debates sobre conectividade, obras públicas inteligentes, redes digitais seguras e transformação dos serviços municipais. O encerramento está previsto para 11h30, após a apresentação de projetos inovadores e discussões sobre o futuro das cidades conectadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.