ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Equipes do IFMS levam ouro em competição nacional de foguetes

O destaque ficou para equipes dos campus de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas

Por Gabriel de Matos | 05/10/2023 13:59
Equipe do IFMS de Campo Grande com o foguete premiado (Foto: Acervo Pessoal)
Equipe do IFMS de Campo Grande com o foguete premiado (Foto: Acervo Pessoal)

Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conquistaram medalhas de ouro na Jornada de Foguetes, sediada no município de Barra do Piraí (RJ). A competição é parte da MobFog (Mostra Brasileira de Foguetes) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

No total, participaram 25 estudantes do técnico integrado dos campus de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, acompanhados pelos professores Afonso Leite, Dante Mello e Joel Marcelo Becker.

A equipe Atlantis Rockets, formada por três estudantes do Campus Campo Grande, conquistou o ouro e ainda bateu o recorde do IFMS com a marca de 222 metros, sendo o maior alcance já conquistado por foguetes da instituição entre todas as competições locais e nacionais até hoje.

O professor Dante Mello, coordenador das três equipes de Campo Grande, lembra que a primeira participação do campus no evento foi em 2019, quando a classificada conquistou 100 metros.

“Esse alcance recorde de 222 metros do IFMS representa a coroação de um trabalho de ensino, pesquisa e extensão que estamos desenvolvendo há quatro anos no campus. São muitos detalhes que foram pesquisados e testados para a obtenção do resultado, como o uso de trilhos de guia, testes com vinagre aquecido e diversas proporções de reagentes, impressão 3D para confecção do foguete e de algumas peças da base de lançamento”, explica.

Delegação do IFMS no evento contou com 25 estudantes e três professores (Foto: Arquivo pessoal)
Delegação do IFMS no evento contou com 25 estudantes e três professores (Foto: Arquivo pessoal)

Para participar da modalidade do ensino médio (nível 4), as equipes devem construir foguetes com garrafa PET. A base de lançamento deve ser presa ao solo, por meio de estacas metálicas. O foguete então é lançado obliquamente devido à pressão gerada pelo gás carbônico liberado da reação do vinagre com o bicarbonato de sódio utilizados como propelente.

O único quesito avaliado é o alcance horizontal, medido a partir do local de lançamento. As variáveis que influenciam o alcance incluem aerodinâmica, pressão e quantidade de mistura ejetada.

Caso a garrafa venha a explodir, é considerado lançamento de alcance zero. Os participantes devem obrigatoriamente utilizar os equipamentos de proteção individual, como jalecos, óculos, capacetes e luvas, se utilizarem vinagre aquecido.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias