Gabarito oficial do Enem 2025 será divulgado na próxima quinta-feira
Cerca de 3,5 milhões de candidatos aguardam o resultado da primeira etapa, aplicada neste domingo com tema so
Um dia após as provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, cerca de 3,51 milhões de participantes aguardam a divulgação do gabarito oficial das questões objetivas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado preliminar será publicado na próxima quinta-feira (13), conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva em Brasília, na noite deste domingo (9).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado na próxima quinta-feira (13), conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana. A publicação antecipa o prazo previsto inicialmente para 28 de novembro e estará disponível no portal do Inep. No primeiro dia de provas, 3,51 milhões de candidatos responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação sobre envelhecimento na sociedade brasileira. O segundo dia acontecerá no domingo (16), com matemática e ciências da natureza. Os resultados finais serão divulgados em janeiro de 2026.
O gabarito estará disponível no portal do Inep, na seção Provas e Gabaritos. A divulgação ocorre antes do prazo previsto no edital do exame, que estabelecia até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro.
- Leia Também
- Abstenção no 1º dia do Enem 2025 chega a 27%, aponta MEC
- Candidatos consideram primeiro dia de provas do Enem 2025 mais fácil e atual
Mato Grosso do Sul teve 57.941 inscrições confirmadas. Dessas, 16.825 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
No primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas por 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com 90 questões de matemática e ciências da natureza. O tempo máximo de realização será de cinco horas.
Quem teve problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas poderá solicitar a reaplicação entre os dias 17 e 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília), por meio da Página do Participante. Os pedidos serão avaliados individualmente pelo Inep.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Já a reaplicação nacional do Enem 2025 está prevista para 16 e 17 de dezembro.
Os resultados finais devem ser divulgados em janeiro de 2026, com data a ser confirmada. Já o resultado dos chamados treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, será liberado cerca de 60 dias depois.
O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada e do Programa Universidade para Todos. Nesta edição, o exame também voltou a ser utilizado para certificação do ensino médio. Mais de 98 mil pessoas maiores de 18 anos se inscreveram com esse objetivo, devendo alcançar ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação.
(Com informações da Agência Brasil)


