ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Você pretende registrar em cartório que é um doador de órgão?

Responda a enquete do Campo Grande News ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais

Por Clara Farias | 06/05/2024 08:09
Médicos realizando transplante de órgãos (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
Médicos realizando transplante de órgãos (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

O Campo Grande News quer saber se você pretende registrar em cartório que é um doador de órgão? Participe da enquete selecionando uma das opções "sim, é necessário oficializar", "sou doador, mas não precisa" ou "não sou, nem quero ser doador", desta segunda-feira (6), ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.

A Aedo (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) foi disponibilizada pelos cartórios do Brasil há um mês. Em Mato Grosso do Sul, foram 40 registros neste primeiro mês de funcionamento. Ao todo, foram 4.447 registros no Brasil. A emissão do Aedo é gratuita, e dá um respaldo jurídico ao desejo do doador.

Com a autorização, caso seja necessário, o médico poderá agir conforme a declaração e garantir o desejo que o paciente tinha em vida. No ano passado, em Mato Grosso do Sul, de 106 potenciais doadores, 59 famílias não autorizaram a retirada de órgãos. A cada duas doações, uma não é efetivada.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil, mais de 42 mil pessoas esperam na fila de transplantes em todo o Brasil. No estado, dos 559 que estão na fila, 376 precisam do transplante de córneas e 183 do transplante de rim. O número não mostra na totalidade quantos sul-mato-grossenses necessitam de um ou mais órgãos para continuar vivendo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você pretende registrar em cartório que é um doador de órgãos?

Sim, é necessário oficializar

21%

Sou doador, mas não precisa

54%

Não sou, nem quero ser doador

25%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias