ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Com 3h de atraso e mais chuva prevista, Copa de Paracanoagem segue cronograma

Evento que começaria às 8h, teve início às 11h desta sexta-feira (25). Disputas acontecem até amanhã

Giovanna Dauzacker | 25/03/2022 13:35
Atletas nas disputas da paracanoagem. (Foto: Yuri Marinho/CBCa)
Atletas nas disputas da paracanoagem. (Foto: Yuri Marinho/CBCa)

A chuva que caiu sob Campo Grande na manhã desta sexta-feira (25) atrasou o início da primeira etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, que acontece nesta sexta-feira (25) e sábado (26), no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

As provas começariam às 8h, mas o temporal forte fez os 48 atletas esperarem por 3h até que às 11h, pudessem entrar na água e iniciarem as competições. Eles disputam vaga para a Copa do Mundo, que acontece em maio na Polônia, e para o Campeonato Mundial, previsto para agosto no Canadá.

As provas seguem até as 15h desta sexta. Amanhã (26), às 10h30, os canoístas entram no lago mais uma vez para competições da final. Às 15h30, o campeonato é encerrado e só então será divulgada a classificação e o resultado da etapa.

Caso a chuva e o vento atrapalhem a competição, as disputas podem ser adiadas para domingo (27), conforme explica o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Paracanoagem), Rafael Girotto.

“A gente tem um tempo de competição bastante grande que a gente pode colocar alguns intervalos. Isso já foi pensado e programado pensando nisso, em questões ambientais que possam vir acontecer. O cronograma já está prevendo adiamento de um dia.”

Paratleta competindo em meio à chuva. (Foto: Yuri Marinho/CBCa)
Paratleta competindo em meio à chuva. (Foto: Yuri Marinho/CBCa)

Modalidade – A modalidade começou a aparecer em jogos paralímpicos na Rio 2016 e permite atletas com deficiência físico-motora.

Os competidores são divididos em três grupos de acordo com o grau de movimentação (L1 – somente braços na remada; L2 - tronco e braços e L3 – braços, tronco e pernas) em classes, separadas em K para quem utiliza caiaque e em V para a canoa. Na prática, Fernando Rufino compete na KL2 e Mari Santilli na KL3.

Os atletas realizam o percurso na água, em linha reta, de 200 metros de extensão, marcada por boias. Há provas individuais e mistas.

Nos siga no Google Notícias