ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Corpo do ex-jogador Sócrates é velado em Ribeirão Preto (SP)

Fernando da Mata* | 04/12/2011 17:28

Sócrates morreu na madrugada deste domingo (4) após três dias internado com infecção intestinal

Corpo de Sócrates chegando para funeral (Foto: Guilherme Piga/Futura Press)
Corpo de Sócrates chegando para funeral (Foto: Guilherme Piga/Futura Press)

O corpo do ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira já está sendo velado no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto (SP).

Sócrates morreu na madrugada deste domingo (4), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em consequência de um choque séptico. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.

O ex-jogador tinha sido internado com infecção intestinal, pela terceira vez em quatro meses, na noite de quinta-feira (1º). As duas anteriores foram para tratar de hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool. A última internação havia sido em setembro.

Carreira - Sócrates nasceu em Belém do Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954. Começou no Botafogo de Ribeirão Preto e ainda era acadêmico de medicina quando passou a atuar pelo time principal do clube, em 1974. As atribuições como médico o impediam de se dedicar integralmente ao futebol, o que colaborou para tornar sua carreira singular.

O jovem alto e esguio logo se destacou com seu jogo refinado e inteligente, repleto de toques de calcanhar, passes e lançamentos precisos. Já em seu primeiro Campeonato Paulista, Sócrates encantou o público, em especial os torcedores do Tricolor de Ribeirão, onde iniciou uma dupla infernal com o centroavante Geraldão, que seria o goleador da competição com 23 gols

A qualidade de goleador se fez presente de forma mais evidente durante o Paulista de 1976, quando fechou a competição como artilheiro, com 15 tentos assinalados. Mas foi a temporada de 1977 o divisor de águas na carreira de Sócrates, então doutor aos 23 anos.

Com uma campanha histórica, o Botafogo conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista e se tornou a grande surpresa do futebol brasileiro na época.

Após a disputa do Brasileiro com o Botinha, Sócrates foi contratado pelo Corinthians, onde se tornou referência e ídolo da Fiel. No time do Parque São Jorge, reencontrou Geraldão, e a dupla voltou a fazer sucesso, agora na conquista do Paulista de 1979.

O grande momento do Doutor no Timão, entretanto, foi na chamada Democracia Corintiana, política adotada pelo diretor de futebol Adilson Monteiro Alves, que dava liberdade aos atletas nas decisões referentes ao departamento de futebol. Sob a regência de Sócrates, o Corinthians faturou o bicampeonato estadual e se tornou uma das equipes mais fortes do país.

Além dos três títulos estaduais e das inúmeras jogadas geniais, Sócrates escreveu seu nome na trajetória alvinegra ao marcar 172 gols e se tornar o oitavo maior goleador da história do clube do Parque São Jorge.

Sócrates não lutou por democracia só no Corinthians. Ele teve papel de destaque na campanha por Diretas Já no Brasil, no início da década de 80. Tinha ideais socialistas e era admirador do regime cubano – o mais novo de seus filhos recebeu o nome de Fidel, em homenagem ao líder Fidel Castro.

Estreando na Seleção Brasileira em 1979 (6 x 0 Paraguai, no Maracanã), sob o comando de Telê Santana, o jogador brilhou ao lado de Zico, Falcão, Júnior, Leandro, Éder e Cerezo naquele que, para muitos, foi um dos melhores selecionados nacionais em todos os tempos, porém duramente castigado com a eliminação para a Itália na Copa de 82. Com a camisa amarela, cumpriu um total de 63 compromissos e marcou 24 vezes, entre 1979 e 1986, ano em que disputou seu segundo Mundial.

Em 1984, foi contratado pela Fiorentina, que tinha como ídolo Daniel Passarella, astro e capitão da seleção argentina campeão do mundo em 1978. O estilo de jogo cadenciado do Doutor, porém, foi motivo de críticas por parte do companheiro, o que, de certa forma, ajudou a abreviar a passagem do atacante pelo futebol italiano.

Depois de um ano e meio sob as cores do clube de Florença, Sócrates retorna ao Brasil aos 32 anos para defender o Flamengo e, mais uma vez, formar parceira com Zico.

Com o condicionamento físico já aquém do esperado e seguidas contusões, Magrão não teve destaque no Rubro-Negro, atuando somente 20 vezes e marcando cinco gols. No entanto, participou da conquista do Campeonato Carioca de 1986.

A ideia era de encerrar a carreira após a passagem pela Gávea, e o jogador se afastou dos gramados. Porém, um convite do Santos fez com que retornasse à ativa em 1988, um ano depois. Estreou pelo Peixe fazendo gol em um amistoso contra o Cerro do Uruguai, mas, pouco tempo depois, decidiu se aposentar de vez, finalizando simbolicamente sua brilhante trajetória desportiva no querido Botinha, onde tudo começou.

(*) Com informações do GLOBOESPORTE.COM e do Portal Terra

Nos siga no Google Notícias