A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

03/12/2013 07:48

Torcedora ilustre dá aula de incentivo em apresentação de jogadores

Aliny Mary Dias
Maria fez discurso durante apresentação dos jogadores ontem (Foto: Marcos Ermínio)Maria fez discurso durante apresentação dos jogadores ontem (Foto: Marcos Ermínio)

Aos 73 anos, Maria das Dores, mais conhecida como Tia Maria, é figurinha super conhecida nos estádios de Mato Grosso do Sul. A torcedora fanática pelo Operário Futebol Clube torceu pelo time desde a fundação e agora veste uma nova camisa: a do Novoperário. Durante a apresentação do novo elenco ontem (1º), a Tia Maria tomou a frente nos discursos e deu uma aula de motivação para os atletas.

Para quem é acostumado a acompanhar apresentação de novos atletas ao vivo ou pela televisão, o cenário no centro de treinamento do Novoperário foi inusitado. Mais de 30 homens se reuniram em uma roda enquanto a diretoria anunciava as novas contratações.

Entre uma fala e outra, a Tia Maria pediu a vez e cobrou entusiasmo para os novos e experientes jogadores. “Quando vocês estiverem querendo desanimar, lembrem-se que a Tia Maria vai estar aqui torcendo por vocês. Estou morrendo de saudade de dar a volta olímpica segurando o troféu”, desabafa em alto e bom tom a torcedora ilustre.

O semblante dos jogadores durante o discurso da Tia Maria era de atenção e até espanto. Para a torcedora, o “puxão de orelha” serve para dar mais ânimo para os jogadores que começaram a pré-temporada esta semana.

“Eu amo o Novoperário e faço de tudo para eles jogarem com muita raça. Não vejo a hora de ir para o estádio e gritar o nome do meu time”, conta Maria.

Empolgação da torcedora ao falar sobre o clube chama a atenção (Foto: Marcos Ermínio)Empolgação da torcedora ao falar sobre o clube chama a atenção (Foto: Marcos Ermínio)

Famosa – A paixão da torcedora não é novidade para quem acompanha o futebol sul-mato-grossense. Maria das Dores acompanhou o Operário desde sua fundação, em 1973. Ela conta que o amor pelo clube era tão grande que até comida ela levava para os jogadores.

“Eu ia até o Ceasa, pegava os alimentos e fazia os almoços para meus jogadores. Era um amor incondicional, mas o clube entrou em uma crise e quando o Novoperário apareceu eu achei um novo amor”, conta.

O Novoperário foi fundado há três anos e conquistou o título da série B no ano passado. Depois de 16 anos sem comemorar um título pelo antigo Operário, Maria pôde ter um gostinho com a conquista do ano passado.

“Fazia muito tempo que eu não gritava Campeão, tudo bem que foi da série B, mas estou muito confiante que iremos levantar a taça mais uma vez esse ano”, conta a torcedora que coleciona histórias do futebol e o carinho de quem faz parte da diretoria.



Ah!...Carlos Versoza e vc que se diz torcedor na verdade vc é um mero sofredor, já que para torcer é necessário EXISTIR UM TIME DE FUTEBOL E ESTAR DENTRO DE UM CAMPO, coisas que o falecido Operário Futebol Clube não existe mais...Então se vc prefere SOFRER ao invés de TORCER continue assim: sofrendo pelo O.F.C que não existe mais.
 
Adriana Espíndola em 14/12/2013 13:58:43
Carlos Versoza tenho pena de vc, esta pobre velhinha que vc diz, não tem nada de pobre e de velhinha...o Operario morreu e ela não matou a esperança de torcer pelo futebol de mato grosso do sul...ao contrário de vc que julga as pessoas sem o menor respeito...mas sua opnião não acrescenta em nada, ja que pessoas descentes a tratam com respeito.
Obrigada!
 
Adriana Espíndola em 11/12/2013 19:09:35
Quero falar dessa “Pobre velhinha torcedora” “vovozinha fanática” como ela foi chamada!
Essa mulher está muito longe de ser classificada como uma “velhinha” ou “vovozinha” no sentido pejorativo com que tentaram classificá-la em um comentário desta notícia!
Essa mulher maravilhosa, guerreira, apaixonada e determinada é minha mãe!
Ela é uma MULHER, MÃE, AVÓ e BISAVÓ que espalha respeito, dignidade, dedicação e GARRA por onde passa!
Um pouco da sua história:
Essa “MULHER, MÃE, AVÓ e BISAVÓ” foi casada com meu pai por 50 anos e cinco meses até que, em julho de 2009 ele foi retirado por Deus do nosso convívio... Logo após a perda do meu pai, em agosto, ela recebeu o diagnóstico de um câncer e por 2 INTERMINÁVEIS anos ela lutou com a garra que lhe é peculiar sem nunca desistir...Em momento nenhum ela perdeu a esperança da cura até receber a vitória! Hoje já se foram dois anos de remissão total da doença.
Tenho 47 anos e sou a caçula de 6 filhos desta pessoa maravilhosa conhecida como a “tia Maria”...Entre os inúmeros aprendizados que ela nos transmitiu, um ficou marcado: “O respeito deve ser a base de qualquer relação e ganhando ou perdendo, chorando ou sorrindo jamais devemos perder o respeito pelo outro!”
Se existe uma pessoa de comportamento íntegro no esporte essa pessoa é ela... Nunca aceitou nenhum comportamento que fosse pautado no desrespeito! Quando íamos ao estádio, sempre nos ensinava que falar palavrões, jogar objetos nos jogadores ou na torcida adversária “era inadmissível”.
Cresci vendo minha mãe amar o ESPORTE... Ela torce por um time em cada estado do Brasil... ela respira esporte... E eu posso dizer que sou grata, imensamente grata ao NOVO OPERÁRIO porque esse time veio devolver à minha mãe o prazer de torcer num momento tão delicado de sua vida em que ela precisava redescobrir o AMOR pois havia perdido dois (MEU PAI E O OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE)!
Essas duas perdas teriam sido fatais caso ela não fosse essa guerreira imbatível que é...e convenhamos, aos 73 anos de idade cada ano, mês, semana, dia, minuto ou segundo deve ser vivido plenamente e não dá prá ficar “esperando a banda passar” ou o” morto ressuscitar”!
Quero dizer a você minha mãe querida que sempre terá o meu apoio para recomeçar e escrever uma nova história...como diz Almir Sater:
“Ando devagar Porque já tive pressa, E levo esse sorriso Porque já chorei demais...Hoje me sinto mais forte Mais feliz, quem sabe Só levo a certeza De que muito pouco sei Ou nada sei...É preciso amor Pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir..Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha E ir tocando em frente...Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si Carrega o dom de ser capaz E ser feliz”
TE AMO MÃE...E TE DESEJO MUITAS VITORIAS COM SEU “NOVO AMOR”!
 
ELIANE ESPÍNDOLA em 10/12/2013 18:41:52
Somente meia duzia desta Garra,que sao contra o Novoperario,eles só brigam nos estadios,afastam os verdadeiros torcedores,parem de criticar,ajudem o futebol ms,façam alguma coisa,eu sou operariano um milhao mais que voces,mais o galo morreu faz tempo,nao vou ficar sem esperança no futebol ms,o novoperario é essa esperança,pessoas serias no comando,e acima de tudo gostam de futebol.Só para voces verem que sou operariano mais do que essa garra,fui ao estadio pela primeira vez,tinha dez anos,olha o time do galo, Jair,Paulinho,Mariao,Gué,Fio,Natalio,Careca,Zé Ito,Ze Carlos,Toninho Guereiro,e Parana,isso em 1974. Agora o 1976.Rui,Paulinho,Mariao,L.carlos,Da Silva,Liminha,Serginho,Dante,Z.Carlos,Everaldo,e Peri.1977.Manga,Paulinho,Biluca,Escurinho,Edson,R.Cezar,Marinho,Tadeu,Everaldo e Peri.
 
joacir lima vilella em 08/12/2013 07:54:49
Orgulho dona maria em ver sua coragem em manifestar seu amor ao clube que esta elevando o nome do nosso estado.
 
Antonio dos santos em 07/12/2013 21:47:54
Como é que é ? Ela é torcedora de um time e fala para outro? Pobre velhinha torcedora... Não sabe que um clube como o Operário Futebol Clube tem torcedores e os covardes se foram. Nós Operarianos torcemos pelo Operário Futebol Clube, fundado em 21 de Agosto de 1938. Qualquer outra situação é mera especulação para confundir os que se dizem "surpresos" com aquela falácea: Nossa pensei que era o mesmo time ? É sabido que quando o Nome do Operário Futebol Clube é citado aqui e em outros sites, vocês batem seus recordes de acessos. Essa matéria e tão escabrosa que cita a vovózinha como torcedora fanática do OFC e mostra a ilustre "perdida" falando para outros que não são jogadores e nem torcedores do O.F.C. Alguém viu algum Operariano junto da velhinha "fanática"? KKK .Torcida Garra Operariana
 
Carlos Versoza em 04/12/2013 14:03:02
E ISSO AI DONA MARIA MANDOU BEM, NÃO VAI FICAR VIÚVA DE MANGA, PAULINHO E BILUCA, A FILA ANDA VAMOS TORCER PRA QUEM DER OPORTUNIDADE DA GENTE TORCER, COM O VELHO OU NOVO EU QUERO E MAIS SER FELIZ. DA-LHE GALO OU GALINHO...
 
JOAO PAULO em 04/12/2013 12:31:56
Sou torcedor do Novoperario... esse time tem um futuro brilhante pela frente, e sua diretoria exemplar esta de parabens.

Jogadores contamos com vocês, vamos ser campeão ...... novoperario........vamos levantar esse caneco.

Dalhe galooooo


pra mim num existe mais o Operario.
 
Rondineli Cavalcante de Souza em 04/12/2013 12:27:20
Pelo amor de Deus viu....
Num adianta em quanto esse cara fica ai, num adianta qui num vai pra frente..vai da merda.

Em quanto num tira esse cara dai, esse inutia num adianta. né?

Parabens Novoperario..
 
Rondineli Cavalcante de Souza em 04/12/2013 12:24:53
Novoperario passa a ser a vitrine do MS, time a quem podemos depositar nossa confiança... acredito e sei que este tima vai mudar o futebol do MS.

Espero que nesse 2013 consigamos, a vaga para a serie D do Brasileiro de 2014, e quem sabe passar algumas fases da Copa do Brasil.

Novoperario esta de parabens.

Operario Futebol Clube - Lamentavelmente, esta em mãos erradas, Tony some dai... é incrível como apenas você, não percebe que é o maior culpado da destruição do magnífico Galo...

"o ouro negro é a cor dessa nação, e o preto e branco no Coração".
 
Wellito Bogado em 04/12/2013 12:21:41
Meu Deus do céu esse nunca será o VERDADEIRO OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE o Operário que aprendi a amar vamos se encontrar ainda podem ter ctz ai veremos realmente quem é e quem não é abraços.
TORCIDA GARRA OPERARIANA ETERNAMENTE OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE
 
Willian Borges Salazar (Muay Thai) em 04/12/2013 10:21:09
Dona Maria guerreiro de sempre, nos enche de orgulho sua vibração, novoperário uma esperança de dia melhores. Dona Maria ja tive o prazer de conversar com a senhora e quero dar a mão para juntos com vários torcedores abraçar nosso Morenão ao titulo do Novoperário 2014
 
Antonio dos Santos Almeida em 03/12/2013 22:43:24
Da-lhe Galo...... Sou novo das arquibancadas, mas o pouco que acompanhei o Operario Futebol Clube que hoje mora no céu, percebi que em quanto não mudar a presidência desse time ele não vai pra frente.
O que precisamos e de um time com a transparencia que o Novoperario demonstra hoje e com resultados em campo.
Dona Maria o grande exemplos das arquibancadas, confio nela e acredito que se ela esta com esse novo time e porque ele realmente é o diferencial que o nosso estado precisa para ser reconhecido em nivel nacional.
Parabens Novoperario - paixão antiga, nova idéia.

Da-lhe Galo........ "Vamos amadurecer, esses tipos de opiniões não tem crédito, o Novoperario deixou de ser ilusão, hoje é a melhor das realidades do MS"!!!.
 
Michael Pereira em 03/12/2013 17:11:40
essa representa bem a falta de referencias que temos no MS em todos os setores!!! pessoas sem opinião e sem "raiz" traduzem um pouco o cada vez mais vazio MS!!!Gostaria de saber pq a imprensa não procura os verdadeiros torcedores do autentico OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE, para saber a verdade!! O OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE É E SEMPRE SERÁ O MAIOR CLUBE DO MS!!! nós da Torcida Garra Operariana somos ETERNAMENTE GALO.
 
silvio eduardo em 03/12/2013 16:28:30
Dona Maria,
Você mesma que esta no youtube ?
https://www.youtube.com/watch?v=7VJ6OxYUM9k
Era paixão ou Amor ?
 
Ilton Barros em 03/12/2013 14:32:10
Dona Maria,
O Operário, esta de volta, voltara a ser grande, sou Operário não voo deixar ser Operáriano.
Este novoperário, nunca ira oculpar o lugar do Operário. Verdadeiro.
 
Ilton Barros em 03/12/2013 14:21:48
A Dona Maria é apenas mais uma que foi iludida com esse tal de "Novoperário". Foram poucos os torcedores que migraram para esse "novo" clube. A maioria esmagadora dos operarianos continuam torcendo para o autêntico Operário F.C.
 
João Vitor dos Santos em 03/12/2013 12:16:18
É isso aí vó, estamos juntas torcendo para o Novoperário!!!....
 
Adriana Espíndola em 03/12/2013 12:03:23
Estou muito feliz de ver nossos clubes ressurgindo,Operário ,Comercial,Ubiratan...
 
Ramão Felipe em 03/12/2013 11:43:00
jamais morrerá....
Dona maria, estaremos e esperando sempre como torcedora do OPERARIO FUEBOL CLUBE....tenho certeza que a sua paixão ainda é a mesma!!
https://www.youtube.com/watch?v=7VJ6OxYUM9k
 
andre monteiro em 03/12/2013 11:31:32
Será que dona Maria não sabe que o meu "véio" Operário Futebol Clube, está ressuscitado? Ainda não morreu