ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Acredite, Bernal põe delegado para apurar abertura de buraco

Edivaldo Bitencourt | 27/11/2015 06:00

O livro - Em uma cela da Polícia Federal, em Brasília, o senador Delcídio do Amaral (PT) vai ler o livro “A Origem do Estado Islâmico”, do repórter irlandês Patrick Cockburn. O jornalista conta a história do grupo terrorista que causou um dos maiores ataques na história de Paris no dia 13 deste mês.

Tiroteio – O PT nacional abandonou Delcídio a própria sorte. O diretório do Rio Grande do Sul até pediu a expulsão do parlamentar do partido. Nos próximos dias, o partido vai analisar a possibilidade de excluir o senador dos quadros da legenda.

Apoio – Por outro lado, os petistas de Mato Grosso do Sul e a bancada do PT no Senado continuam do lado de Delcídio. Além dos petistas, senadores do PDT e até do PMDB votaram contra a sua prisão pelo Senado Federal.

Reação – Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB), surpreendeu ao questionar o argumento usado pela Justiça para prender Delcídio. Ele disse que a prisão pode ter sido política, já que nomes de ministros foram citados na gravação divulgada pelo Ministério Público Federal.

Precedente – José Carlos Barbosa destacou que a prisão de Delcídio, a primeira de um senador no exercício de mandato na República, abre um precedente perigoso para a democracia. Por outro lado, ele destacou que os parlamentares, incluindo-se os estaduais, precisam mostrar serviço.

Segurança – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu a adoção de medidas para acabar com a superlotação das delegacias. Atualmente, 900 presos dividem espaço destinado a 200. O assunto ganhou força após um preso matar um policial em Pedro Gomes na quarta-feira.

Os buracos – Inconformado com os buracos causados pelas chuvas, o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), colocou a Ouvidoria do Município para avaliar a situação. A equipe do delegado Valmir Moura Fé, ouvidor-geral, começou a investigar a denúncia de que pessoas, na madrugada, estariam abrindo buraco com picareta nas ruas da Capital.

Denúncia – Bernal decidiu defender a tese de que buracos estão sendo “fabricados” após receber denúncias pelas redes sociais. Moradores da Capital teriam denunciado que humanos e não a chuva, pela primeira vez na história, estão abrindo as milhares de crateras nas ruas e avenidas da Capital.

Duvida – A assessoria do prefeito lembrou que “o golpe” para cassar Bernal também foi motivo de chacota na época. No entanto, as investigações do Gaeco e da Polícia Federal acabaram confirmando que houve compra de votos para a cassação em 2014.

Tapete vermelho – Autoridades e políticos de expressão estadual devem comparecer, nesta sexta-feira, para o julgamento do prefeito afastado Gilmar Olarte (PP). É a primeira vez na história, que um prefeito da Capital, senta no banco dos réus na Capital. Olarte vai insistir que não cometeu crime nenhum e é vítima de armação.

(colaborou Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias