ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Diretor da Sanesul deve assumir comando do Detran

Ângela Kempfer e Humberto Marques | 08/01/2019 06:00

Troca troca - O atual diretor-presidente da Sanesul deve assumir o comando do Detran/MS. O nome de Luiz Carlos da Rocha Lima só não foi divulgado porque o governo ainda não definiu quem ficará no lugar dele na empresa de saneamento. Também é indefinido o destino da Agesul. Ex-prefeito de Laguna Carapã, Luiz Rocha Lima assumiu a Sanesul em 2015. Antes era diretor de administração e finanças da empresa. 

Na lida – O suplente Coringa (PSD), um dos detentores de mandato-tampão por Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, esforça-se para justificar os cerca de R$ 34 mil (mais penduricalhos como as verbas indenizatórias e de gabinete) de salário em janeiro. Nesta segunda-feira (7), anunciou ter “conquistado” emenda de R$ 100 mil para a compra de equipamentos ao Hospital de Câncer e a doação de parte do seu salário as instituições que combatem a doença.

Adiante – O deputado federal explicou, via assessoria, que encaminhará emenda à bancada federal para favorecer o HC, mas que caberá ao colega de bancada e de partido, Fábio Trad (PSD), que segue na Câmara, pelo menos, até 2022, conduzir a proposta. Coringa discutiu a iniciativa no hospital, que agora apresentará suas demandas. A unidade hospitalar e a Associação de Amigos das Pessoas com Câncer ainda receberão parte do salário do deputado, em percentual não divulgado.

Aposentou – Médico de carreira da Prefeitura de Campo Grande, o vereador Wilson Sami Saauma Ibrahim (MDB) teve deferido pela prefeita interina, Adriane Lopes (Patriota), a concessão de aposentadoria voluntária por idade e tempo de serviço “com proventos integrais”, incuindo vencimento e vantagem pecuniária pessoal e funcional. Decreto nesse sentido foi publicado nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da Capital.

Debate – A Câmara da Capital realiza às 9h desta terça-feira (8) reunião para discutir ações adotadas contra o fechamento de escolas estaduais no município. A proposta partiu do vereador Valdir Gomes (Progressistas), presidente da Comissão de Educação da Casa e que na sexta-feira (4) antecipou ao Campo Grande News a convocação do debate, que vai focar o fechamento de quatro unidades de ensino no município.

Mais duas – Gomes participou na sexta-feira do protesto de alunos da Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, que funciona dentro do Residencial Flamingos (no Lar do Trabalhador) e estaria sendo fechada devido aos altos valores para manutenção da unidade no local. As escolas Riachuelo (concentrada em Avanço de Jovens no Aprendizado) e Zamenhof também serão fechadas.

Pela Funai - A Associação Juízes para a Democracia divulgou carta aberta em favor dos direitos dos povos indígenas, depois da Medida Provisória que retirou da Funai a atribuição de identificar, delimitar e demarcar terras indígenas.

Clamour - No documento, a entidade nacional considera a medida meramente produtivista e “clama” pela sobrevivência da Funai, por ser o único órgão que “presta solidariedade aos povos indígenas no atual momento em que a violação de seus diretos parece intensificar-se”.

Mais juros - O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães , anda defendendo juros mais altos para quem sempre contou com a benevolência do banco público. Na avaliação dele, apenas pessoas de baixa renda, que se enquadram nas regras do Minha Casa Minha Vida, devem ter direito a juros baixos.

Sem FGTS - A classe média dever ser a primeira a sentir as mudanças na Caixa, na hora de financiar imóveis, os juros podem subir. Outra mudança defendida por ele é o uso do FGTS apenas em empréstimo habitacional para a população de baixa renda

Nos siga no Google Notícias