ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Luminol mostrou poça de sangue na casa do assassino da Carla

Marta Ferreira, Leonardo Rocha e Ângela Kempfer | 28/07/2020 06:00
Macha grande de sangue debaixo da cama de Marcos André Vilalba (Foto: Reprodução do relatório do inquérito)
Macha grande de sangue debaixo da cama de Marcos André Vilalba (Foto: Reprodução do relatório do inquérito)

A olhos vistos - Relatado na semana passada à Justiça, o inquérito sobre  a morte brutal de Carla Santana Magalhães, de 25 anos, tem imagem que impressiona, de quando foi feita a aplicação de luminol debaixo da cama do assassino, Marcos André Vilalba dos Santos, 21 anos, no dia da prisão dele, 14 de julho. A substância faz vestígios de sangue “brilharem” no escuro e, nesse caso, a cor azul ficou bastante evidente.

Memória seletiva – A peça investigatória mostra que o criminoso confesso, ao prestar depoimento à Polícia Civil, afirmou lembrar-se da roupa com que acordou, mas não de como matou a vítima. O documento até ontem estava sob análise do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para a apresentação da denúncia contra Marcos André.

Aqui não – Também estava em avaliação o pedido da defesa dele para transferência do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), para onde foi levado no dia 20 de julho. A alegação é de que, na chegada, mesmo no isolamento por causa do risco de contágio pela covid-19, o preso sofreu agressões físicas. A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) nega.

Adequação - Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que extinguiu o cargo de procurador de autarquias, o governo estadual começou a fazer a adequação das tarefas, inclusive designando muitos profissionais que trabalhavam nesta área para PGE (Procuradoria-Geral do Estado).

Regra - Entre as regras que entraram em vigor, os processos jurídicos que eram conduzidos por estes profissionais (procurador de autarquia) até o dia 13 de julho, vão continuar com eles em "regime de transição", para que não haja prejuízo ao erário.

Decisão - Esta mudança ocorre depois que o STF definiu que este cargo (procurador de autarquia) é inconstitucional, já que quem deve fazer a defesa jurídica dos órgãos e autarquias do Estado é a PGE, por isso a função será extinta em Mato Grosso do Sul.

Tentativas - A defesa do policial federal afastado Everaldo Monteiro de Assis prossegue com as tentativas para que os processos contra ele, preso desde setembro na operação Omertà, fiquem com a Justiça Federal. Os primeiros pedidos datam de dezembro do ano passado.

Habeas corpus - A defesa do PF é feita pelo escritório de Odilon de Oliveira, que é juiz federal aposentado e foi candidato ao governo. Durante a campanha eleitoral, Everaldo fez parte da segurança de Odilon. O pedido de habeas corpus foi apresentado na semana passada ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e, diante da negativa, teve a solicitação renovada no último sábado, durante plantão judiciário.

Máfia do Cigarro - O vice-presidente do Tribunal de Justiça vai decidir qual desembargador vai julgar os pedidos da defesa do tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, preso em maio na operação Avalanche, mais uma fase da Oiketicus. Para a defesa, o processo em segundo grau deve ser de livre distribuição.

Propina - Josafá Dominoni foi investigado no período em que esteve no Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual. A denúncia vincula o oficial a trecho que cita a saída de R$ 20 mil para “acerto domi pre”.

Nos siga no Google Notícias