ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

MS terá quase 4 mil eleitores votando em trânsito

Anahi Zurutuza | 19/08/2022 06:00
Os eleitores poderão votar para presidente da República, mas também escolher o governador, senador, deputado federal e deputado estadual de seus respectivos estados. (Foto: Agência Brasil)
Os eleitores poderão votar para presidente da República, mas também escolher o governador, senador, deputado federal e deputado estadual de seus respectivos estados. (Foto: Agência Brasil)

Voto em trânsito – No dia 2 de outubro, Mato Grosso do Sul terá quase 4 mil eleitores votando em trânsito. Destes, 1.294 são do Estado e votarão aqui, mas fora do domicílio eleitoral, enquanto 2.669 eleitores são fora de MS, mas garantiram o direito de participar da “festa da democracia” depositando o voto aqui.

Balanço – Os dados foram divulgados no início da noite de ontem (18) pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), último dia para a solicitação da transferência temporária do local de votação. Em Mato Grosso do Sul, só Campo Grande e Dourados disponibilizarão urnas para o voto em trânsito. Os eleitores poderão votar para presidente da República, mas também escolher o governador, senador, deputado federal e deputado estadual de seus respectivos estados.

Sincerão – Em entrevista à rádio Morena FM e ao Portal Primeira Página, na manhã desta quinta-feira (18), Magno Souza, candidato ao Governo pelo PCO (Partido da Causa Operária), não economizou na sinceridade e admitiu que não projetou ser governo caso seja eleito. “A gente não planejou nada”.

Propaganda – Obrigado pela legislação a registrar programa de governo, Magno até anexou o documento à sua ficha, mas as propostas não são direcionadas a Mato Grosso do Sul. O plano admite que o objetivo do PCO com as candidaturas é divulgar “a causa”. “Para o PCO, as eleições são uma tribuna (e apenas mais uma) de propaganda das reivindicações fundamentais da população explorada, principalmente o socialismo e o governo operário”, diz o primeiro parágrafo do texto.

Galã – Candidato a deputado estadual em Mato Grosso do Sul, Adelson Neves Anselmo, de 54 anos, foi parar em matéria do site Metropoles por causa do nome que escolheu para registrar sua candidatura, “Sou Galã”. Ele entrou na lista dos postulantes que fazem qualquer coisa para chamar a atenção do eleitor, até apelar para apelidos engraçados como Gota Serena (Avante-PE), Pancadinha (Soliedariedade-BA) e João Poucas e Boas (PSB-GO). “Sou Galã” é de Deodápolis, candidato pelo Agir.

Agenda dos candidatos - O dia de André Puccinelli (MDB) será de conversas com produtores rurais em Aral Moreira e Paranhos. Adonis Marcos (Psol) finaliza gravações para redes sociais e se encontra com candidatos a deputado pelo partido. Já Eduardo Riedel (PSDB) começa a sexta-feira em Nova Andradina, onde visita funcionários e empresários do parque industrial da cidade. Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil) hoje ficam em Campo Grande, para reuniões em bairros. Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), e Magno Souza (PCO) não divulgaram agendas.

Zé Dirceu - Figura polêmica do governo Lula, o ex-ministro José Dirceu estará hoje em Campo Grande. Ele participa às 13h de evento organizado pela candidata ao governo pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Giselle Marques. O encontro será na sede do Sista (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMS e IFMS).

Preso – O advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que defende Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2018, acredita que o cliente não tenha condições de ser solto. Adélio foi avaliado por psiquiatras forenses no dia 25 de julho, na Penitenciária Federal de Campo Grande, mas laudos ainda não ficaram prontos.

Segurança – Para o advogado, a perícia pode até mostrar melhora no quadro mental do cliente, que vem sendo submetido a tratamento desde que foi preso, mas ele acredita a soltura de Adélio representa risco para a segurança do próprio. Zanone, que hoje atua como curador do detento, é a favor da manutenção do agressor em presídio federal como forma de garantir que ele continue sendo medicado.

Sem folga – O comércio de Campo Grande deve funcionar normalmente na sexta-feira que vem, dia 26 de agosto. A Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) lembrou ontem (18) que o feriado municipal foi antecipado para março de 2021, como medida de contenção da pandemia da covid-19 (decreto municipal nº 14.683). Por isso, lojas abrem e trabalhadores cumpre expediente sem receber hora extra.

Nos siga no Google Notícias