ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

"Nem pensar", avisa juiz sobre liberar Galã do PCC

Marta Ferreira, Leonardo Rocha e Silvia Frias | 18/11/2020 06:00
Galã do PCC quando foi preso em estúdio de tatuagem no Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo)
Galã do PCC quando foi preso em estúdio de tatuagem no Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo)

No cárcere - Denunciado na 3ª Vara Federal de Campo Grande, Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã do PCC”, vai continuar preso, conforme decisão judicial. No despacho publicado nesta terça-feira (17), o juiz Bruno César da Cunha Teixeira diz que a periculosidade do réu é “indiscutível” e manteve a detenção preventiva.

Ficha criminal - Na lista de crimes citados pelo juiz, está  condenação de 2018, de 19 anos e 20 dias por tráfico internacional de drogas e armas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Também é citado além do histórico criminal de receptação, posse de arma de fogo, uso de documento falso e homicídio.

De jeito nenhum - A substituição por prisão domiciliar ou tornozeleira foi sumariamente descartada pelo magistrado. Por enquanto, o Galã do PCC continua no Presídio Federal de Mossoró (RN).

A experiência processual tem mostrado a ineficácia da medida cautelar de monitoramento eletrônico, quando se trata de réus detentores de notável poder econômico, como é o caso de Elton”, descreveu a autoridade.

Escaldados - Exemplo que ainda atormenta o Judiciário é a soltura de André Oliveira Macedo, o “André do Rap”, chefão do PCC, que fugiu logo que saiu da cadeia, após ser liberado por decisão do STF (Supremo Tribunal Fedeal). Em Mato Grosso do Sul, o precedente anterior é Gerson Palermo, condenado a mais de cem anos de reclusão, que recebeu o benefício da prisão domiciliar com monitoramento eletrônico em abril, no meio de feriado, e nunca mais apareceu.

Preocupação - Na primeira sessão após a eleição, o vereador Ayrton Araújo (PT) requisitou que o Consórcio Guaicurus coloque mais veículos na hora de pico em Campo Grande. Segundo ele, nestes horários os ônibus ficam lotados, o que aumenta as chances de infecção por covid-19. O petista ressaltou que os casos voltaram a subir no Estado.

Já pode - O vereador Otávio Trad (PSD), esse reeleito. pediu à mesa diretora da Câmara Municipal voltar com as sessões presenciais, “tendo todos os cuidados necessários em relação à covid”. Ele justificou que é importante o contato mais direto com os colegas e que as sessões virtuais atrapalham o andamento natural do legislativo. "Estamos chegando ao final do mandato, seria importante voltar até para adiantar os trabalhos e projetos", afirmou.

Pensando - O presidente da Câmara, o vereador João Rocha (PSDB), disse que a mesa diretora está avaliando o retorno das sessões presenciais, levando em conta as questões técnicas de saúde pública.

Em breve vamos tomar uma decisão e informar a todos os vereadores sobre o retorno das sessões", disse o tucano.

Erraram -  Valdir Gomes (PSD) criticou a divulgação de pesquisas para vereador. Segundo ele, as consultas não correspondiam a realidade. "Eu não aparecia na lista, o que gera apreensão nos eleitores e na gente também, mas no final o que vale é a pesquisa do voto nas urnas", afirmou o parlamentar para quem o mandato foi renovado.

Nos siga no Google Notícias