ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  29    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Riedel promete churrasco e cerveja a quem inovar em 2026

Por Ketlen Gomes, Anahi Zurutuza e Jheferson Gamarra | 29/10/2025 06:00

Churrascão – Sem poder aumentar p valor do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação do ano que vem, o governador Eduardo Riedel prometeu que vai dar um churrasco aos vencedores do troféu em 2026, com direito a comida a vontade e cerveja gelada, pagos por ele. “Eu me comprometo, no ano que vem, os vencedores, a galera que for pra final, eu vou fazer um churrasco pra vocês lá em casa, dar uma cervejinha, para conversar sobre inovação. Esse é por minha conta”, prometeu Riedel.

Sem aumento – Na premiação de 2024 o governador disse que ia aumentar o valor em dinheiro aos vencedores, e cumpriu. O prêmio passou de R$ 12 mil para R$ 24 mil este ano. Os primeiros colocados nas duas categorias do troféu ganharam também uma viagem ao Rio de Janeiro, para um evento de inovação nacional, com tudo pago pelo governo do Estado.

Juntas, mas separadas - Mesmo estando lado a lado na federação UP (União-Progressistas), a ex-deputada federal, Rose Modesto (União) não mudou o posicionamento critico à administração da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e segue em campanha, mesmo tanto tempo depois da derrota..

12 meses depois... - No aniversário de um ano do segundo turno das eleições municipais de 2024, Rose que disputou o Paço da Capital, apontou que as promessas feitas pela concorrente ainda não foram cumpridas. "Nós perdemos essa eleição para a mentira e enganação", disse em vídeo publicado nas redes sociais. Ela ainda afirma que será fazendo cobranças à gestão de Adriane.

PL x Psol - O clima foi de tensão na Câmara dos Deputados durante o debate sobre a megaoperação no Rio de Janeiro, que resultou em pelo menos 64 mortes, incluindo quatro policiais. Ao discutir as causas da tragédia, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) afirmou que a situação teria sido deflagrada porque o presidente Lula teria negado apoio ao governador Cláudio Castro. A declaração provocou reação imediata da deputada carioca Talíria Petrone (Psol), dando início a um embate acalorado.

Troca de "elogios” – Em meio a um clima exaltado e com direito a dedo em riste dos dois lados, o deputado sul-mato-grossense acusou o presidente Lula de ser conivente com a crise no Rio de Janeiro e o chamou de “amigo de narcotraficante”, em referência ao venezuelano Nicolás Maduro. Do outro lado, a deputada do Psol, respondeu chamando o parlamentar de “miliciano safado”. Ao deixar o plenário, Nogueira ainda rebateu, dizendo que a colega deveria “ir morar na Venezuela”.

Respeita minha idade - O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou Projeto de Lei que cria políticas de enfrentamento ao idadismo no Estado. O tema ganhou ainda mais destaque após ter sido cobrado na prova do Concurso Nacional Unificado para professores, aplicada no último domingo, tema da redação.

Etarismo ou idadismo? - Na prática, os dois termos têm o mesmo significado: preconceito ou discriminação baseada na idade, geralmente voltada contra pessoas idosas, mas que pode atingir também os mais jovens. “Etarismo” vem do inglês ageism e se popularizou primeiro no Brasil; “idadismo” é uma tradução mais direta, adotada em textos jurídicos e institucionais, como o projeto apresentado por Kemp.

Novo chefe - A Polícia Federal de Corumbá vai trocar de comando na próxima sexta-feira (31). A solenidade de posse do novo chefe da Delegacia da PF no município, delegado Alexsandro Pereira de Carvalho, será realizada às 10h, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá. O evento marca a transição de liderança na unidade responsável por uma das regiões de fronteira mais estratégicas do País.