ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Traficantes "Fantasma" e "Dom Pulo" ganham kit boliviano

Anahi Zurutuza, Caroline Maldonato e Gabriela Couto | 20/09/2023 06:00
Cônsul em frente aos dois presos em Campo Grande, da esquerda para a direita, de costas, "Fantasma" e "Dom Pulo".
Cônsul em frente aos dois presos em Campo Grande, da esquerda para a direita, de costas, "Fantasma" e "Dom Pulo".

Visita de longe – O cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons William Durán Blacutt, esteve esta semana nas unidades penitenciárias de regime fechado da Gameleira, conhecidas como “Supermáxima” e “Federalzinha”, para visitar bolivianos encarcerados. Veio por ordem do presidente Lucho Arce e do ministro da Relações Exteriores, Rogelio Mayta.

Só gente graúda - Simons entregou kits de higiene aos conterrâneos e verificou a situação processual de cada um dos detentos. A reportagem apurou que Simons esteve, por exemplo, com Jorge Adalid Granier Ruiz, conhecido como “Narcofantasma”, e Jesus Einar Lima Lobo Dorado, o “Dom Pulo”, também chamado de “Herdeiro de Escobar”.

Luto - O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), convocou um minuto de silêncio na sessão de terça-feira (19) pelo falecimento do ex-senador e jornalista Antonio João Hugo Rodrigues. Os deputados e também os vereadores aprovaram Moção de Pesar aos familiares. AJ, como era chamado pelos amigos, foi lembrado como pessoa que viu muita liderança surgir e desaparecer na política sul-mato-grossense.

Destino do vape - A senadora Soraya Thronicke (Podemos) conseguiu vingar o primeiro passo para um assunto que ela anda encampando ultimamente. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou requerimento da sul-mato-grossense para realizar em 28 de setembro audiência pública para debater a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil e os riscos ocasionados pela falta de normas de controle sanitário.

Passando a boiada - Outra representante de Mato Grosso do Sul que marcou pontos no Senado foi Tereza Cristina. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defendeu agilidade na votação de projetos que 'aceleram' a concessão de licenças ambientais. Ele não indicou um projeto específico, mas a ex-ministra da Agricultura é relatora de proposta do marco de política nacional para as questões de licenciamento, que a oposição diz afrouxar as regras para desmatamentos.

Degradante - O ex-deputado federal Fábio Trad anda com a língua afiada sobre o desempenho de alguns colegas em julgamentos importantes. “Degradante o nível das sustentações orais dos colegas advogados na sessão de julgamento no STF. Nenhuma técnica jurídica; só tentativa de marketing. Tribuna jurídica não é pra quem quer likes, mas Justiça!”

Fora da lei - A Justiça do Trabalho obrigou a Sanesul, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, a cumprir a cota legal de contratação de pessoas com deficiência, conforme estabelecido pela Lei. Caso a empresa não cumpra a obrigação, vai ter de pagar multa de R$ 10.000,00 para cada trabalhador até atingir a cota legal.

Reação - A decisão é resultado de ação civil pública após denúncias em 2022, que mostrou que a Sanesul não estava cumprindo as cotas em seus concursos públicos e processos seletivos simplificados. A empresa já havia sido autuada pela Superintendência Regional do Trabalho por não cumprir os 5% de vagas,

Outro lado - A empresa alegou que, por ser uma empresa pública, estava sujeita à contratação apenas por meio de concurso público e estava em conformidade com a legislação estadual, que permitia a reserva de até 5% das vagas para pessoas com deficiência. No entanto, a empresa não forneceu uma justificativa satisfatória para não cumprir a cota legal.

Orgulhosa - A Cassems anda orgulhosa pela fama que ganha pelo Brasil. Hoje, vai receber uma comissão do Rio Grande do Norte, que teve boas referências sobre o modelo de autogestão e do atendimento nas unidades da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. A visita técnica será a partir das 9h, com grupo formado por servidores públicos do RN.

Nos siga no Google Notícias