ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Venda de fábrica abre lacuna de incertezas na economia

Priscilla Peres | 16/06/2017 06:00

Longa data - O deputado Paulo Corrêa (PR), membro mais velho dos integrantes da CPI que vai investigar as denúncias do JBS contra o governo, foi quem convocou a primeira reunião para próxima semana. Ele preferiu dizer que era o "decano" e mais "experiente" dos colegas.

Pleito - Corrêa que era o presidente da comissão especial, disse que vai pleitear o mesmo cargo na CPI. "Já tinha se iniciado o trabalho que é o mesmo tema, mas os colegas é quem vão decidir". Ainda podem haver mudanças na presidência e relatoria da CPI.

Quase lá - A venda da Eldorado Brasil é casa dia mais iminente. O grupo J&F pertencente aos irmãos Batista deve anunciar a venda nos próximos dias, como uma forma de fazer recursos para cumprir o acordo de leniência firmado com a Justiça e sob análise do STF (Supremo Tribunal Federal).

Incertezas - Boa notícia para os irmãos delatores da JBS, má para Mato Grosso do Sul. A venda de uma fábrica do porte da Eldorado gera uma série de dúvidas para Três Lagoas, a capital mundial da celulose. Se a planta for comprada pela Fibria será o fim da concorrência e o início do domínio da gigante controlada pelo Grupo Votorantim.

À venda - Sem contar que Três Lagoas já enfrenta há mais de dois a insegurança com outra grande fábrica. A unidade de fertilizantes da Petrobras aguarda interessados para ser vendida e, finalmente, concluída. A planta está com 82% das obras terminadas, mas deixou dívida de R$ 36 milhões com fornecedores locais.

Sem aval – O evento do MPE (Ministério Público Estadual) em Dourados, que causou polêmica porque o principal palestrante, procurador Sérgio Harfouche, terminou a explanação dele em tom de pregação evangélica, nunca teve aval da SED (Secretaria de Estado de Educação) para acontecer. Tanto é que a segunda edição, que seria realizada no dia 9 de junho, foi cancelada a pedido da pasta.

Conflito – O Promotoria da Infância de Dourados e o MPE usaram outra desculpa para justificar o cancelamento da segunda palestra. No dia 7, o órgão divulgou nota dizendo que a grande reunião de pais foi adiada “com o intuito de alterar a logística”. 

Reforço - A SED deixou claro, também por nota enviada à reportagem, que “não solicitou, idealizou ou organizou este evento” e que não solicitou, idealizou ou organizou este evento e que “como a SED não havia sido consultada sobre sua realização, a Coordenadoria Regional de Educação de Dourados pediu o cancelamento, ou pelo menos adiamento, desta ação”.

Novela – O processo de escolha de quem comandará a Prefeitura de Tacuru parece não ter fim. No início do mês, 5 mil foram às urnas em eleição suplementar convocada pela Justiça Eleitoral porque Claudio Rocha Barcelos, eleito em outubro de 2016, teve o registro da candidatura cassado após denúncia de compra de votos. No dia da eleição, foram registrados pelo menos 12 flagrantes de supostos crimes eleitorais na cidade e nesta semana, mais capítulos da novela estão para ir ao ar.

Justiça - Está previsto para a semana que vem o julgamento da ação contra o atual prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia (PR). Ele venceu a eleição de 2016 com 27 votos de vantagem sobre o ex-prefeito Roberto Hashioka (PSDB). Em fevereiro, Garcia foi cassado em primeira instância por abuso de poder na campanha e agora espera reverter a sentença no Tribunal Regional Eleitoral. Se perder o recurso haverá nova eleição.

(Colaboraram Leonardo Rocha, AnahiZurutuza e Helio de Freitas)

Nos siga no Google Notícias