ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Vinda de Temer a MS atraiu poucos políticos

Marta Ferreira | 23/10/2017 06:00

Recepção solitária – Programada em meio ao clima de tensão política sem fim em Brasília, a agenda do presidente Michel Temer em Mato Grosso do Sul no fim de semana foi atípica em relação a visitas do tipo. O exemplo cabal disso é que, mesmo com Temer desembarcando em Campo Grande para depois seguir ao Pantanal, não houve comitiva de boas vindas a ele na Base Aérea. O único político presente foi o senador Pedro Chaves (PSC).

Ausente– Em Miranda, também não havia o séquito de políticos habitual dessas ocasiões. Apesar da assinatura do reforço da Carta Caiman, compromisso para o Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nem o governador do Estado vizinho, Pedro Taques (PSDB), veio. Na primeira assinatura, em 2016, ele estava presente.

Poucos – Das autoridades sul-mato-grossenses, estavam o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da Assembleia Junior Mochi (PMDB), os deputados federais Carlos Marun (PMDB) e Tereza Cristina (PSDB). Entre os senadores, só Pedro Chaves.

Restrição – O senador Waldemir Moka, que sempre costuma estar nesses eventos, dessa vez não foi por motivo de saúde. Moka acabou de passar por uma bateria de exames e tem recomendação médica para reduzir os deslocamentos. Simone Tebet (PMDB) não compareceu também, sem motivo revelado.

Cada um com seu almoço – O presidente fez uma refeição na fazenda, logo após a solenidade. Sem grandes surpresas, a iguaria oferecida foi um suculento churrasco nos moldes pantaneiros. Para os jornalistas locais, mantidos a uma segura distância da comitiva, o cardápio foi bem diferente: pão com mortadela, uma maçã e uma banana.

Convidados – O tratamento foi diferente para jornalistas que costumam cobrir o presidente. Parte deles estava hospedada na pousada Caiman. O preço de uma diária no local passa de R$ 2 mil.

Excluído – É comum que as visitas presidenciais atraiam o prefeito da Capital do Estado. Marquinhos Trad (PSDB) sequer foi convidado. Indagado se compareceria, caso fosse chamado pelo cerimonial do presidente da República, o prefeito foi sucinto, mas mandou seu recado. “O campo-grandense é educado”.

VIP – O Refúgio Ecológico Caiman, no qual o presidente Temer participou do evento na área ambiental, já foi notícia várias vezes, sempre por receber gente poderosa, rica ou famosa. Ou tudo isso junto, interessada essencialmente em ver os bichos pantaneiros.

Quem? – Na pousada, já estiveram nomes como o ator Harrison Ford, o príncipe Henry, da Inglaterra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com sua família. Diz uma lenda do ano de 2009, que quem já passou por lá também foi o ator Brad Pitt com a então esposa, Angelina Jolie.

Episódio famoso - Dessa fazenda saiu o avião que fez um pouso forçado com a família de Angélica e Luciano Huck. O episódio aconteceu em maio de 2015, quando a apresentadora global fazia gravações na fazenda, uma área de 54 mil hectares pertencente ao empresário Roberto Klabin.

(Com Osvaldo Junior e Paulo Souza)

Nos siga no Google Notícias