ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Arquitetura

Casa Cor MS terá 1,8 mil m² e vai instalar até piscina dentro de shopping

Maior mostra de arquitetura de Mato Grosso do Sul começa em outubro com o tema "casa viva"

Ângela Kempfer | 29/05/2018 13:00
Mostra foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira. no hotel Deville, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)
Mostra foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira. no hotel Deville, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)

Já na 5ª edição em Mato Grosso do Sul, a Casa Cor MS surge a cada dois anos como um desafio para arquitetos, paisagistas e fornecedores. Ao longo desse tempo, transformou casarões, ocupou um hospital inacabado e agora a proposta é transformar 1,8 mil metros quadrados do Shopping Bosque dos Ipês.

O lugar escolhido para a maior mostra de arquitetura do Estado foi divulgado nesta terça-feira no Hotel Deville, durante evento que reuniu profissionais e apresentou a planta, o cronograma inicial e o tema "casa viva", que este ano serve de ponto de partida para a elaboração dos projetos que serão abertos à visitação no dia 19 de outubro.

As responsáveis pela edição sul-mato-grossense garantem que o endereço não é falta de opção, mas uma maneira de surpreender tanto os profissionais, quanto o público. "É algo completamente diferente do que já fizemos. Esses profissionais vão ter de transformar uma caixa em algo vivo. Quando ocupamos um hospital, por exemplo, as pessoas visitavam achando que encontrariam ambientes hospitalares e não foi assim. Agora, queremos surpreender de novo", avisa a diretora comercial da Casa Cor MS, Luciane Mamoré.

Os visitantes ganham muito mais espaço para explorar. Na última mostra, em uma mansão da família Dibo, na Avenida Afonso Pena, a Casa Cor MS ocupou 1,1 mil m². Desta vez, serão 700 m² a mais. O lugar deve ser completamente transformado com madeira, gesso, revestimentos, paisagismo e até uma piscina instalada como peça chave em uma varanda gourmet de 100 m².

Em 2016, Casa Cor MS ocupou imóvel da família Dibo, na Avenida Afonso Pena.
Em 2016, Casa Cor MS ocupou imóvel da família Dibo, na Avenida Afonso Pena.

Além dos ambientes decorados, com design, dicas de aproveitamento de espaços e ideias de sustentabilidade, a programação sempre envolve workshops, desfiles e lançamentos de produtos de empresas parceiras que também aproveitam a mostra para exibir inovações do mercado. Em 2018 a mostra já tem como patrocinadores Deca, Igui, Leroy Merlin e Hunter Douglas. 

Para quem executa a obra, o processo será bem mais simples, porque o trabalho começa praticamente do zero em um shopping. "Quando a mostra ocupa uma mansão, é necessário desmontar um armário de 40 anos e depois de encerrado o evento, devolver tudo ao lugar exatamente como era. No shopping, reduzimos toda essa etapa. Então, o profissional fica muito mais livre para criar e acaba economizando até em custos", explica a diretora executiva Tatiana Ratier.

No Bosque dos Ipês, a parceria foi super comemorada. "Foi uma das nossas decisões mais rápidas", diz a superintendente do shopping Adriana Flores. Além do porte do evento ser apresentado como justificativa para empolgação, ela lembra que a arquitetura sempre permeou a concepção do empreendimento do grupo Jereissati. "Empregamos alta tecnologia na construção, prezamos a sustentabilidade, reciclamos nosso lixo. Poucas pessoas percebem, mas até o piso tem a sinuosidade dos rios do Pantanal. Nossas marquises são a representações dos nossos ipês", detalha a superintendente.

Em Mato Grosso, por 3 vezes a mostra já ocorreu dentro de shoppings, uma experiência que deu segurança para que o modelo fosse repetido por aqui. "Em setembro, abrimos mais uma edição no Shopping Estação, no Centro de Cuiabá. Percebemos que o público se sente muito mais à vontade para circular e também seguro, por conta do acesso ao estacionamento", comenta a diretora da Casa Cor MT, Emili Ayoub Giglio.

Santuário de cada um - Concebidos a partir do tema 'Casa Viva", o que o público deve esperar este ano da mostra são ambientes com clima de refúgio, em projetos feitos para bons encontros e cheios de objetos que carregam histórias pessoais e afetividade.

A relação com os animais e a natureza deve ser também muito contemplada, como tem ocorrido em edições da Casa Cor em todos os estados por onde passa. Veja algumas imagens das mostras de 2018 Brasil afora:

Espaço Gourmet da Casa Cor Goiás 2018, com 14 m².
Espaço Gourmet da Casa Cor Goiás 2018, com 14 m².
Telhado de madeira preservado, uma referência a afetividade da infância da região Sul do País na Casa Cor Paraná 2018.
Telhado de madeira preservado, uma referência a afetividade da infância da região Sul do País na Casa Cor Paraná 2018.
Jardim Sustentável da Casa Cor São Paulo deste ano, seguindo o tema Casa Viva..
Jardim Sustentável da Casa Cor São Paulo deste ano, seguindo o tema Casa Viva..
Nos siga no Google Notícias