ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Antônio Mendes Canale ganha homenagem escrita por colega de trabalho, Rêmolo

Parte da obra foi baseada em manuscritos escritos pelo próprio Antônio

Thaís Pimenta | 16/03/2018 07:40
Rêmolo trabalhou parte de sua vida ao lado de Antônio Canale, e para a família do político não existia pessoa melhor para escrever a biografia. (Foto: Assessoria)
Rêmolo trabalhou parte de sua vida ao lado de Antônio Canale, e para a família do político não existia pessoa melhor para escrever a biografia. (Foto: Assessoria)

Contador, advogado, empresário, prefeito de Campo Grande e senador, esses foram alguns dos cargos ocupado por Antônio Mendes Canale, um dos mais importantes políticos do Estado. Para não deixar que sua história se perca, o autor e ex-desembargador Rêmolo Letteriello decidiu reunir os momentos e fatos mais marcantes no livro “Reverenciando Canale: Um marco de bravura moral”, que será lançado nesta sexta-feira (16), às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Rêmolo conta que o que lhe incentivou a contar a história dessa personalidade foi o seu contato rotineiro com ele, em vida. “Fui secretário no governo dele, achava sua história de vida um currículo exemplar, não podia ficar desconhecida, principalmente porque foi um verdadeiro paradigma para todos nós. Ele exerceu todos os cargos, é um exemplo de vida correta, de ética, de respeito, diferente dos homens que estão hoje na política”, explica.

Ele completa: “Nesse documento estava toda a sua história. Ele começou narrando as origens de sua família, que tem descendência nobre, de Veneza, para depois entrar na sua própria história em mais ou menos 90 páginas, escritas a mão por ele”.

Antônio Canale foi um dos mais representativos políticos sul-mato-grossenses. (Foto: Acervo Pessoal)
Antônio Canale foi um dos mais representativos políticos sul-mato-grossenses. (Foto: Acervo Pessoal)

Nos demais capítulos estão fatos interessantes sobre o começo de sua vida político-partidária e sua atuação parlamentar como deputado estadual, deputado federal e senador da República, ressaltando o trabalho como prefeito de Campo Grande por duas vezes, antes da divisão do Estado.

A família de Canale sentiu-se honrada com a homenagem. "Não existia pessoa melhor para escrever sobre o papai senão o Rêmolo, visto que ele iniciou a sua carreira profissional ao lado dele, na prefeitura. O que nos deixa muito felizes é que além da amizade que sempre existiu, é  a fidelidade das informações e dos fatos narrados, porque ele realmente conhecia tudo", diz um dos filhos do político, Toninho Canale.

Serviço - A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras está localizada na Rua 14 de Julho, 4.715,São Francisco. A entrada no evento de lançamento é gratuita.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias