ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Da história que virou lenda urbana, Bruxa da Sapolândia renasce hoje em livro

Lançamento é hoje (27) às 19h30 na Esplanada Ferroviária

Thailla Torres | 27/10/2017 09:15
Fotografia de Célia Souza ao lado de um caixão em 1969.
Fotografia de Célia Souza ao lado de um caixão em 1969.

Uma obra de ficção chegou para dar desfecho à história de Célia de Souza, a mulher conhecida como "Bruxa da Sapolândia" que assombrou milhares de moradores na década de 1960. A história virou romance sob olhar do escritor, André Luiz Alvez, que será lançado hoje (27) no Esplanada Ferroviária, em Campo Grande.

Embora a personagem tenha existido, André parte de uma história real, mas romantizada. Nascido e criado no bairro Amambaí, André conviveu com pessoas que conhecerem de perto a história.

Conforme um processo do Tribunal de Justiça, que correu entre 1969 e 1971. Os arquivos revelam que a história começa em 11 de janeiro de 1969, com a denúncia de quatro crianças que foram mortas por espancamento, fome, maus-tratos e rituais de “saravá”. Das vítimas, três foram enterradas nos quintais de duas residências.

A polícia foi a casa de Célia, no quintal, ela indicou onde estavam enterrados duas crianças, um menino e uma menina: Jesus Aparecido Larson, que morreu em agosto de 1967, e Dirce Silva, falecida em maio de 1967. A retirada dos corpos, sepultados em covas rasas, foi acompanhada pela imprensa, que eternizou em fotos a mulher agachada ao lado de um caixão e fumando cigarro.

O livro "A Bruxa da Sapolândia" foi um dos projetos selecionados pela Fundação de Cultura do Estado e recebeu verbas do FIC (Fundo de Investimento à Cultura) para publicação.

O lançamento será hoje (27) às 19h30, na Esplanada Ferroviária. A entrada é gratuita.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram. 

Nos siga no Google Notícias