ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Artes

De vozes às pinturas de autorretrato, mostras homenageiam mulheres

Os eventos acontecem no Museu da Imagem e do Som e na TVE - Cultura e ocorrem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Alana Portela | 06/03/2020 11:27
A dupla Beth e Betinha são uma das homenageadas em Campo Grande.  (Foto: Divulgação)
A dupla Beth e Betinha são uma das homenageadas em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Exposição em homenagem às vozes femininas que marcaram época e vernissage de autorretrato comemoram o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. As mostras acontecem em dois locais de Campo Grande, um no MIS (Museu da Imagem e do Som) e outra na TVE - Cultura e é aberto ao público.

Na TVE - Cultura, localizada na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo a mostra “Agora é Que São Elas”, começou ontem. Com os olhos voltados para o universo feminino, o evento conta com exposição de trabalhos de 22 artistas de Mato Grosso do Sul com o tema “Autoretrato”.

As obras estão expostas no Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza que funciona das 8h às 17h30. A abertura da mostra contou com a apresentação da cantora e compositora Jool e vários convidados.

Mostra com o tema "Autorretrato" que acontece na TVE-Cultura. (Foto: Divulgação)
Mostra com o tema "Autorretrato" que acontece na TVE-Cultura. (Foto: Divulgação)

Já no MIS, que fica dentro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, homenageia as vozes que marcaram época do Estado com a mostra “Dó - Ré – MIS Mulheres Cantoras de MS”. O evento começou na manhã de hoje e mostra às mulheres pioneiras e as que estão iniciando na carreira musical.

São mais de 50 mulheres sendo homenageadas, como Jucy Ibanez, Lenilde Ramos, Maria Alice, Maria Cecilia, Marta Cel, Ana Cabral, Ana Karla e outras. A exposição tem destaque especial para as pioneiras Helena Meirelles, Beth e Betinha, Delinha, Alzira e Tetê Espíndola.

Fotografias, discos e até instrumentos musicais das artistas fazem parte da mostra, que busca criar um acervo de fotos e documentos sonoros das cantoras. “Esta é uma forma de homenagear estas mulheres que são cantoras, compositoras, instrumentistas, mães, trabalhadoras que com muito talento deixam mais leve e poético nosso dia a dia. Queremos convocar a todas para que tragam fotografias, discos, CD’s, DVD’s ou qualquer material autoral para que possamos salvaguardar o material no acervo do MIS”, pede a coordenadora do museu, Marinete Pinheiro.

A exposição continua até o dia 9 de maio. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias