ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Em paisagens aqui do Estado, fotógrafo faz registro sensível do nu feminino

Naiane Mesquita | 01/10/2015 06:27
Fotógrafo registra nu de mulheres em meio a natureza (Fotos: Leonardo Maceira)
Fotógrafo registra nu de mulheres em meio a natureza (Fotos: Leonardo Maceira)

Duas forças que se encontram em um só registro. A primeira, da natureza, sobrevivente e mágica mesmo com a intervenção humana. A segunda, da feminilidade, resistente em corpos nus de mulheres de vários cantos da América Latina, inclusive, de Mato Grosso do Sul. Nas fotos do curitibano Leonardo Maceira, 24 anos, ambas parecem se unir de uma forma essencial e singela.

Em Dourados, Leonardo optou por um local exótico para os registros
Em Dourados, Leonardo optou por um local exótico para os registros

Ele chega ao Estado em busca de mais inspirações. A viagem que já passou por Dourados e Maracaju, fez recentemente uma parada no paraíso de Bonito e daqui uma semana estará na Capital, em Campo Grande.

“Cheguei em Bonito na sexta-feira. O projeto começou um mês depois de eu iniciar a viagem de outro projeto, Os Lugares de cada um. Nesse, eu percorro vários países pedindo carona. Iniciei em janeiro e em fevereiro eu já fazia as fotos das mulheres”, afirma Leonardo.

A ideia das fotos nuas surgiu de forma espontânea. Leonardo já fazia ensaios nus em Curitiba quando optou por viajar pelo mundo fotografando locais e mostrando-os em outra página da internet. Quando passava pelas cidades era natural a curiosidade da população por saber o que o profissional fazia antes do mochilão. Ao descobrir o nu, muitas mulheres pediram um ensaio semelhante e o Nu Mondo surgiu. A viagem começou em janeiro de 2014 e os nus em fevereiro do mesmo ano.

“Como não tinha um espaço para produzir as fotos eu acabei optando pela natureza, na cachoeira, em rios. Fiquei cinco meses viajando e voltei para Curitiba no Natal. Nesse tempo, fiz três ensaios e eu postava as fotos junto com a página de Os Lugares de cada um, depois dessa pausa pensei que eu deveria separar os dois”, acredita.

A ideia é de união entre o feminino e a natureza
A ideia é de união entre o feminino e a natureza

Ex-jogador de futebol internacional, Leonardo se apaixonou pelo cinema antes da fotografia.

“As fotos surgiram depois. Quando eu comecei a fotografar eu nunca procurei algo normal, como casamento. Eu sempre quis fazer algo mais difícil, diferente. No início foi difícil porque quando você está começando não tem portfólio, não tem nada para mostrar, demorei para conseguir os primeiros ensaios”, explica.

Hoje, Leonardo estima que fotografou mais de 50 mulheres no projeto e 100 fora dele.

“A intenção era fotografar a natureza e a mulher como algo que se encaixasse, uma coisa não chamasse mais a atenção que a outra, que eles tenham o mesmo peso na foto, é um conjunto. E sempre em lugares exuberantes”, afirma.

Fotos são pagas e ensaio é de aproximadamente 30 imagens
Fotos são pagas e ensaio é de aproximadamente 30 imagens

Para ele, o mais difícil no trabalho é a escolha dos lugares. “Não faço em parques ou praças, tem que ser na natureza mesmo, em Dourados foi bem difícil, mas conseguimos algo. Precisam ser lugares incríveis, mais exóticos. Outra coisa é que eu sempre conheço a menina no dia do ensaio e peço para ela ir sozinha, cada ensaio sai de uma maneira diferente, algumas são mais envergonhadas, outras não tem vergonha nenhuma. Nunca aconteceu de uma desistir”, ressalta.

O ensaio é pago e são em média 30 fotos. Quem se interessar pode entrar em contato com Leonardo pela página no Facebook ou no telefone (041) 99513443.

Curta o Lado B no Facebook.

Leonardo sempre busca lugares incríveis para fazer as imagens
Leonardo sempre busca lugares incríveis para fazer as imagens
Nos siga no Google Notícias